22/08/2023
Geral

Em Irati, chuvas prejudicam aulas em escola municipal

imagem-54763

A chuva agravou a série de irregularidades na Escola Municipal Pequeno Duque, em Irati, que foi construída a margem do Rio das Antas pela antiga gestão do município em 2012. Em dias chuvosos, como alguns lugares da escola não possuem parede, o piso que já é escorregadio fica molhado e propicia a queda de alunos dentro da escola. De acordo com a presidente da Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) Janaine Bemben, seu filho já caiu na instituição por conta do piso escorregadio usado em toda a escola. Além disso, Janaine relata que as paredes são ásperas e podem piorar o acidente caso um aluno tenha que se apoiar por conta de um escorregão.

Além deste problema, há varias goteiras na escola e também não existe proteção contra a chuva com vento para que os alunos possam sair para o intervalo do lanche. Outro problema é que a escola não possui energia elétrica própria. A eletricidade da instituição é fornecida através de um “gato” puxando do Fórum Eleitoral e feito pelo construtor do prédio para funcionar a betoneira na época da construção. Porém, até hoje é mantido para que se tenha energia no prédio.

A equipe da RedeSul de Notícias esteve no local, mas não foi autorizada a fotografar os problemas da escola. Contudo, a secretária de educação Claudia Maria Petchak Zanlorenzi confirmou as informações e relatou que medidas para regulamentação da escola já estão previstas. De acordo com ela, entre as melhorias previstas estão o lixamento das paredes com textura áspera, melhoria na acessibilidade em frente a instituição e instalação de uma parede de vidro para evitar que os alunos se molhem e passem frio. “A empresa responsável pela obra já foi licitada e nós devemos começar as melhorias na escola em julho, para aproveitar que a instituição vai estar vazia”, explica. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.