22/08/2023
Geral

Governo federal anuncia ferrovia para Guarapuava e mais 24 municípios do PR

A construção de uma ferrovia que vai ligar o município de Maracaju (MS) ao município da Lapa (PR) pode ter investimentos de até R$ 9 bilhões de reais. A ferrovia, que terá extensão de cerca de mil quilômetros, faz parte do Programa de Investimentos em Logística (PIL) do governo federal. A malha ferroviária passará pelo Mato Grosso do Sul e Paraná. O investimento vai atender uma importante região produtora de grãos do país.

O consultor de Logística de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Mario Stamm, afirma que a ferrovia “é extremamente importante para a economia dos estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul e viabilizará um corredor estratégico de escoamento de grãos”.

Foram propostos e estudados três traçados para a construção da ferrovia. De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o traçado escolhido – Alternativa I do estudo – possui uma extensão de aproximadamente 989 km e passará por 33 municípios, oito localizados no Mato Grosso do Sul e outros 25 no Paraná. Os estudos estavam para tomada de subsídio que é para receber contribuições e informações adicionais.

“Com a implantação desse novo trecho ferroviário além de se superar esse gargalo existente, esse gargalo ferroviário, cria-se um a ferrovia moderna para o uso dos estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul”, salienta Stamm.

No Paraná, de acordo com nota técnica da ANTT, a ferrovia passará pelos municípios de Guaíra, Terra Roxa, Nova Santa Rosa, Maripá, Toledo, Cascavel, Tupãssi, Catanduvas, Ibema, Guaraniaçu, Nova Laranjeiras, Campo Bonito, Laranjeiras do Sul, Cantagalo, Marquinho, Candói, Goioxim, Irati, Guarapuava, Fernandes Pinheiro, Inácio Martins, Palmeira, Porto Amazonas, Balsa Nova e Lapa.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.