Com seis casos confirmados até o início do segundo do semestre deste ano, Guarapuava é uma das cidades com menos registros da Influenza A H1N1 em todo o Paraná. O levantamento dos números na cidade foi feito pelo Departamento de Epidemiologia da Secretária de Saúde Municipal.
Quando são confirmados os sintomas da Influenza em alguma pessoa, a recomendação do Ministério da Saúde é que o médico indique imediatamente o Tamiflu, remédio que reduz a multiplicação dos vírus da gripe.
De acordo um balanço realizado pela Secretaria de Saúde do Estado do Paraná (SESA) na última sexta feira (28), os municípios que integram a 5º Regional de Saúde em Guarapuava totalizaram 8 casos confirmados da Influenza A na região, o que é equivalente à 2,1% dos casos espalhados no estado.
A região do Paraná que registrou o maior número de casos da gripe foi a região de Londrina. A 17º Regional de Saúde registrou até o último levantamento do SESA 27 casos da Influenza, totalizando 11.9% dos casos no estado.
Ao todo, 514 casos entre a Influenza A e B foram registrados no Paraná. Contudo, estes números não representam o total de casos existentes no estado, visto que a gripe não é uma doença de notificação obrigatória.
O último relatório do SESA ainda informou que das 19 mortes confirmadas desde o começo do ano em todo o estado, 11 foram registradas em junho. Além disso, 14 pessoas que morreram pela gripe tinham algum tipo de doença crônica, como problemas cardíacos, respiratórios ou cerebrais, diabetes mellitus e obesidade, o que pode ter contribuído para aumentar a gravidade da doença.