22/08/2023

E se os professores pararem? O Brasil para, em todos os sentidos

Acompanhando a onda de protestos em todo o País nos últimos dias, hoje vou sair em defesa da classe mais importante em todos os setores, porém uma das menos valorizadas: OS PROFESSORES. Sei que alguns políticos vão questionar minha opinião, apresentando números e mais números que beneficiaram os professores nos últimos anos. Mas isso é um direito deles, não é valorização.

 

Cresci em meio a uma família de professores. Fiz meu "primário", entre 1979 e 1982 no Grupo Escolar Afonso Pena, em Bom Jardim, interior de Marechal Cândido Rondon. Minha professora foi Geneci Fernandes.

 

Conto essa passagem para traçar um paralelo entre o que representava ser professor naquela época e o que representa nos dias atuais. A professora Genecia era A PROFESSORA GENECI. Reconhida e respeitada por todos. Pela população, pelo comércio. Faziam festas às sexta feiras em homenagem à professora. Ela era tratada com honras de doutora.

 

E hoje, como são tratados os professores?

 

Ao longo dos anos, os professores foram massacrados por uma onda de descrédito. Passaram a ser tratados como uma profissão normal. Professor nos dias atuais é apenas professor.

 

Lamento isso.

 

O futuro do País e o futuro dos nossos filhos estão nas mãos desses profissionais. Se os professores não forem valorizados, respeitados e realmente se tornarem o referencial de crescimento e desenvolvimento do nosso País, não sairemos do lugar.

 

Educar é um dom, é uma arte. Pode ser aprendido nas escolas e universidades, mas a pessoa tem que carregar essa vocação com ela. E isso não tem preço.

 

Rendo minhas homenagens aos professores. E se eles pararem? O Brasil sufoca e perde definitivamente a perspectiva de futuro.

 

E não podemos esquecer, hoje os médicos são reverenciados, mas são formados pro professores.

 

E o povo? Bom, o povo deveria reconhecer mais a classe dos professores…

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo