22/08/2023
Cotidiano

Mais uma criança de Irati com doença rara precisa de ajuda

O diagnóstico de uma doença genética rara que atingiu mais uma criança em Irati está mobilizando a população. O morador da Colônia Gonçalves Junior, Alisson Nairã Rost Benâncio, de 10 anos, foi diagnosticado com Distrofia Muscular Duchene (DMD), uma doença genética que atinge uma em cada três mil crianças no Brasil.

Pela gravidade da doença, moradores da cidade se mobilizam nas redes sociais para realização de uma ação popular em prol do garoto. O movimento prevê a arrecadação de dinheiro para a construção de uma nova casa para a família de Alisson.

No grupo do Facebook Amigos Iratienses, os usuários divulgam a venda de rifas como uma das formas de arrecadas dinheiro para a família.

Contudo, mesmo sendo raro, o caso de Alisson não o único na cidade. Desde o começo de 2013 foram realizadas mobilizações em Irati a favor de Nathan Willian Patrzyk, de 8 anos, que também possui a mesma doença. As mobilizações em prol de Nathan ajudaram a sua família a arrecadar um valor para o pagamento de parte da operação do garoto que custa cerca de R$ 100.000,00. A operação, que está disponível apenas na Tailândia, ameniza os traços da doença hereditária que não tem cura.

Para ajudar no caso de Alisson, que ainda não tem nenhum tratamento previsto, o telefone para contato é o (42) 3422-1124 ou (42) 9946-1061.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.