22/08/2023
Política

Eva Schran já é a prefeita interina de Guarapuava

imagem-55690

Pela primeira vez Guarapuava está sendo administrada por uma mulher. A partir desta sexta-feira (12), Eva Schran é a prefeita interina do município. Ela é a primeira mulher a deter o cargo pelo voto popular, já que foi eleita como vice na chapa encabeçada por Cesar Filho. A transmissão de cargo aconteceu no começo da noite no gabinete oficial. A ata está registrada na penúltima folha do livro inaugurado em 1939,  pelo então prefeito Fernando Lisboa Junior. A última folha do livro está reservada para a ata no dia 03 de agosto deste ano quando Cesar Filho retorna da missão diplomática na Alemanha e reassume o cargo.

A solenidade de hoje foi prestigiada pelo secretário estadual de Governo, Cezar Silvestri, vereadores, secretários municipais e, principalmente, por lideranças femininas de Guarapuava.

Num clima descontraído o prefeito licenciado Cesar Filho disse que viaja tranquilo porque sabe que deixa o município nas mãos de uma pessoa comprometida com os interesses da comunidade e com o plano da administração. Segundo Cesar Filho, Guarapuava vive um momento político de transformação e o fato de uma mulher assumir a Prefeitura simboliza o novo cenário, principalmente, pelo trabalho que a prefeita interina vem desenvolvendo na Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres. “Pela primeira vez Guarapuava será liderada por uma mulher eleita pelo voto. Uma pessoa leal, companheira e a grande vice que é”, reconheceu Cesar Filho.

Em seu pronunciamento, Eva Schran lembrou que há 80 anos a mulher não tinha direito ao voto e que hoje ela assume o cargo máximo do município com o apoio da equipe administrativa. Ela prometeu imprimir o mesmo ritmo acelerado de Cesar Filho na administração e disse se sentir tranquila no novo cargo. “Estou tranquila porque desde o inicio sempre trabalhamos em sintonia e também porque sei que a nossa equipe é motivada”, afirmou.

Pronunciamentos do secretário de Governo, Cezar Silvestri e do presidente da Câmara, Edony Kluber, além de homenagem prestada pela secretária de Educação e Cultura Sandra Zanette à prefeita interina marcaram o ato.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo