Após um jejum de cinco anos de grandes competições na modalidade, o skate volta a ser atração em Guarapuava. Neste final de semana, 13 e 14, cerca de 124 participantes das categorias mirim, iniciante, amador I e amador II fizeram manobras na pista do Ginásio Trianon. Rampa, corrimão e até a carcaça de um carro foram utilizados para deixar a pista ainda melhor para o show. Segundo o presidente da Federação Paranaense de Skate, Adauto Elias, Guarapuava está preparada para receber outras etapas da competição.
Realizado pela Secretaria Municipal de Esportes, Federação Paranaense de Skate e Associação Guarapuavana de Skate, a disputa serve de treino para quem está iniciando no esporte e como vitrine para aqueles que pretendem se profissionalizar. “A atual administração está de olhos abertos para todas as modalidades, sem preconceitos ou favoritismos, pois queremos que Guarapuava se torne destaque em diversos segmentos esportivos. Sediar uma competição como essa, além de ser mais uma proposta do prefeito Cesar Filho que estamos concretizando, é o primeiro passo para evoluirmos nesse esporte”, ressalta o secretário de Esportes, Celso Góes.
“Fomos muito bem recebidos e vemos que a cidade teve uma participação muito boa, seja na organização, no número de competidores ou de pessoas que vieram prestigiar. Ano que vem, Guarapuava estará no calendário da disputa”, adianta.
O guarapuavano Mário Kreb Noronha Júnior, o Juninho Asa, que já competiu em diversas cidades, foi um dos participantes. O jovem, 24 anos, dos quais 16 dedicados ao skate, afirma que o sediar uma etapa do circuito faz com que município se desenvolva na modalidade. “Com a cidade recebendo competições, aumenta a divulgação do esporte e o número de adeptos”.
A moradora do bairro Santana, Scheyla de Oliveira, levou os dois filhos, João Matheus, 9, e José Lucas, 4, que é apaixonado por skate, ao Ginásio Trianon. “Depois que o José ganhou um skate se encantou e não o solta mais. Vim trazê-lo para ver as manobras e ele está adorando. Vejo que tem futuro na modalidade, porque desde pequeno demonstra intimidade com o skate”, afirma a cozinheira.
Após passar por Guarapuava, o circuito segue para Toledo nos dias 3 e 4 de agosto. As cidades de Pato Branco (7 e 8 de setembro), Campo Largo (5 e 6 de outubro) e Cascavel (16 e 17 de novembro) também serão palco do evento. O circuito é divido em sete etapas e, no final da competição, ocorre a soma de pontos de cada competidor para elencar o ranking. Londrina e Francisco Beltrão já receberam a disputa este ano.
Com assessoria e foto/PMG