22/08/2023


Geral

Celepar conquista certificado de melhoria do processo do software brasileiro

A Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), vinculado ao Governo do Estado, obteve o MPS.Br nível G – Melhoria de Processos do Software Brasileiro. A empresa é uma das 465 do Brasil e umas das 28 do Paraná a receber o certificado.

A Celepar está se adequando em relação às melhores práticas do mercado nacional e internacional na área de desenvolvimento de software e isso fará com que os produtos tenham redução nos prazos de execução e aumento na sua qualidade. Um exemplo da melhoria sentida pelas organizações com a adoção de um modelo de maturidade, é a redução de defeitos nos produtos de software em torno de 39%.

Para o presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, a obtenção deste nível foi um passo importante para alcançar o objetivo traçado no início da gestão, que é dotar o Estado de soluções de tecnologia da informação e comunicação que tornem os serviços públicos cada vez mais eficazes. “Temos muito que fazer para atingir outros níveis, até chegarmos ao A”, destacou.

A próxima etapa é a obtenção do nível F. Para tanto, a Celepar terá que colocar em prática os cinco processos propostos pelo MPS.Br: processo de aquisição, gerência de configurações, garantia de qualidade, medição e gerência de portfólio de projetos.

Na análise do diretor de tecnologia da informação e comunicação, Danilo Scalet, esta avaliação coloca a Celepar como referência para as instituições públicas nacionais, principalmente em razão de sua abrangência, que contemplou toda a área de desenvolvimento. Ele também citou a relevância da empresa no cenário de TIC governamental como desenvolvedora de soluções inovadoras, muitas vezes reproduzidas em outros estados brasileiros.

PROJETO

 

Iniciado em 2011, o Programa de Melhoria de Qualidade de Software (MQS) da Celepar envolveu todos os 360 empregados da Diretoria de Desenvolvimento de Sistemas e 27 projetos, estimulando mudança cultural significativa na empresa.

Como explicou a gerente de inovação corporativa, Cristina Ângelo Filipak Machado, esta iniciativa contou com a colaboração de vários departamentos que se empenharam para promover treinamentos, infraestrutura, aquisição e configuração de ferramentas para o entendimento dos processos, garantia da qualidade e a própria execução dos processos, gerando uma significativa mudança cultural na organização.

MPS.Br – Coordenado pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), o programa mobilizador MPS.Br – Melhoria de Processo do Software Brasileiro (www.softex.br/mpsbr) foi lançado em 2005 e já superou a marca de 465 empresas avaliadas em todas as regiões do país. A iniciativa conta com investimentos das empresas e apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID/Fumin) e do Sebrae.

“A avaliação MPS-SW-G na Celepar foi feita por uma das doze Instituições Avaliadoras MPS autorizadas pela Softex com base no método de avaliação MA-MPS, em conformidade com a norma ISO/IEC 15504. Para este ano, nossa meta é superar as 500 avaliações MPS, tanto MPS de Software (MPS-SW) quanto MPS de Serviços (MPS-SV), dando também sequência ao processo de internacionalização do modelo MPS”, concluiu Kival Weber, coordenador-executivo do Programa MPS. Br.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo