Guarapuava está sediando, nesta sexta-feira (19) a IX Conferência Municipal de Assistência Social, no auditório da Faculdade Campo Real. Com o tema "A gestão e o financiamento na efetivação do SUAS”, o objetivo do evento é avaliar a atual situação das políticas de Assistência Social e propor novas diretrizes para seu aperfeiçoamento, além de criar espaços de debate e incentivar a participação popular. “Esse é um momento importante para a nossa gestão. É a resposta de um trabalho contínuo. A conferência abrirá horizontes para novos trabalhos e a concretização de projetos que construímos juntos”, afirma a secretária licenciada, Cristina Silvestri.
A prefeita em exercício, Eva Schran, destacou a importância da valorização do profissional da assistência social para a construção de uma sociedade mais humana. “Acredito na força da participação popular para construção de políticas públicas de emancipação. Nossa administração trabalha com o resgate de uma vida digna para os mais necessitados, buscando fortalecer as ações do Sistema Único de Assistência Social”.
Após a abertura, os participantes assistiram uma apresentação de música e dança com crianças do Centro Educacional João Paulo II, além de palestra sobre “A gestão e o financiamento na efetivação do SUAS”, ministrada pelo assistente social Dorival Costa. À tarde, os participantes, divididos em grupos, irão discutir e apontar propostas que serão encaminhadas à Conferência Estadual. O evento finaliza com a eleição dos delegados que terão poder de voto e representarão o município na conferência regional, que será realizada em Guarapuava. Também ocorrerá a escolha dos novos conselheiros municipais não-governamentais.
A abertura da Conferência Municipal de Assistência Social também teve a presença do juiz e diretor do Fórum Estadual, Nestário da Silva Queiroz, da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Silvana de Pontes Pereira, do presidente da Câmara de Vereadores, Edony Klüber, representantes dos usuários da política de Assistência Social, José Acir da Luz, dos trabalhadores do SUAS, Silvana Aparecida Souza da Silva, e das entidades prestadoras de serviço, Helena Dalmonico, além de vereadores.
Com assessoria/PMG