22/08/2023



Agronegócio

Seis produtores da região expõem na Feira dos Sabores em Curitiba

 

Seis produtores da região de Guarapuava participam da 14ª Feira Sabores do Paraná, que está sendo realizada em Curitiba. De acordo com o engenheiro agrônomo Arthur Bittencourt Filho, do Núcleo regional da Secretaria de Estado da Agricultura, destes, quatro são de Prudentópolis, um de Guamiranga e outro de Guarapuava (Tacinha Sorvetes).
Realizada pela Secretaria da Agricultura e Instituto Emater, a Feira Sabores acontece no pavilhão de eventos Expo Renault do Parque Barigui, em Curitiba, até domingo (28). Participam 170 expositores, que ofertam produtos como geleias, sucos, embutidos, queijos, patês, conservas, compotas, bolos e bolachas, além de artesanato, flores, turismo rural e um restaurante com comidas típicas do Paraná. A previsão é que a comercialização some R$ 1 milhão.

De acordo com Bittencourt Filho, cada região de abrangência dos núcleos regionais receberam cotas de participação. “A nossa cota foi de seis”, afirmou. Segundo o engenheiro, os agricultores familiares de Prudentópolis foram contemplados com maior número porque se antecipam e reservam as vagas, além de serem organizados e de permaneceram até o final da feira já em anos anteriores.

A pouca participação de Guarapuava se dá pela falta do Serviço de Inspeção do Paraná (SIP). “Alguns dos nossos produtores possuem apenas o  registro de inspeção municipal, portanto, não podem vender para o Estado. Muitos não se enquadram na legislação e não se interessam em se adequar para ter esse registro, o que limita as vendas apenas no município”.

A feira é uma mostra do programa Fábrica do Agricultor, que reúne 1.300 pequenas agroindústrias, envolvendo mais de 6.500 famílias, propiciando emprego para 26 mil pessoas de todas as regiões do Estado.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo