22/08/2023

Câmara homenageia Porca Véia por aposentadoria

Existem certas iniciativas que por mais que eu tente não consigo entender. Uma delas, por exemplo, é a unanimidade dos vereadores de Guarapuava em aprovar uma homenagem a um músico só porque ele se aposentou.

A autoria do requerimento é do vereador Elcio Melhem (PP) e homenageia o cantor Elio da Rosa Xavier, conhecido como Porca Véia. A justificativa de Melhem é que o músico considera Guarapuava comos endo a sua segunda casa. “Aqui ele construiu uma grande amizade, sempre enaltecendo a nossa cidade e as nossas qualidades em outras plagas. Por estas razões, no ano em que pendurará sua gaita, queremos tornar concreto e materializado o nosso pleito de reconhecimento a tudo aquilo de bom que fez em prol da música e do tradicionalismo”. Diz ainda que o Porca Véia é um dos últimos caudilhos da música regionalista do sul do Brasil, pois com 19 CDs, dois DVDs, dois discos de ouro e mais de três mil shows, tornou-se o expoente maior da música fandangueira.

Não que eu ache que o cantor deixe de merecer um reconhecimento por parte dos fãs e dos artistas, e também não desmereço a moção de aplausos e congratulações concedida pela Câmara, mas defendo mais uma vez que existem tantas personalidades guarapuavanas dignas de homenagens e que ainda não foram reconhecidas. Acho que homenagem maior merecem os trabalhadores anônimos, cuja maioria não consegue se aposentar. Merecem ser lembrados como heróis na luta pela sobrevivência.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo