22/08/2023

Colombo diz que foi o Alipio

O escândalo envolvendo desvio de R$ 6 milhões do Instituto Federal do Paraná (IFPR) tem um endereço de partida. É o que afirma o reitor afastado do IFPR, o ex deputado Irineu Mário Colombo. Em entrevista à imprensa Colombo apontou o ex-reitor Alípio Leal como sendo o responsável pelo "furo" financeiro quando era reitor do IFPR. Atualmente, o professor  era secretario de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do atual Governo do Estado, mas pediu exoneração nessa sexta-feira (10).

Colombo atribui ao ex secretário a responsabilidade pelos contratos irregulares com Oscips. Os documentos foram assinados entre 2009 e 2011. Nesse periodo Alípio era professor da UFPR e da PUCPR e também de diretor da Escola Técnica da UFPR.

De acordo com Colombo, que também é ex deputado federal do PT, ele teria identificado as irregularidades tão logo que assumiu a reitoria, em junho de 2011. A sua atitude foi pedir uma investigação da Controla Geral da União (CGU) no IFPR, além de ter iniciado auditoria interna no órgão naquele mesmo ano. Ele assegura que durante a sua gestão não houve nenhuma assinatura de contrato com Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo