No último fim de semana, Guarapuava foi palco pela primeira vez da Assembléia Macrorregional de Promoção da Igualdade Racial do Paraná, que contou com o tema “Democracia e Desenvolvimento sem Racismo: Por um Brasil Afirmativo”. De acordo com os organizadores, os objetivos do evento foram debater temas como enfretamento e combate ao racismo, maior inclusão do negro na sociedade e monitoramento das políticas públicas sobre igualdade racial.
O coordenador da Pastoral Afro da Regional Sul 2, Natal Batista, explanou sobre o tema da assembléia, destacando os direitos conquistados pelos negros. “Mudanças estão acontecendo lentamente na sociedade. A lei 10.639/03, por exemplo, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana tem apenas dez anos, por isso é tão importante debater esse assunto”, destaca. Para a coordenadora pedagógica da Diversidade Cultural, da Secretaria Municipal de Educação, Mariluz Marques, a assembléia é um grande avanço para o município. “Pela primeira vez, está havendo o reconhecimento das etnias que contribuíram para a cidade tornar-se o que é hoje”, aponta.
A assembléia foi realizada pelas secretarias municipais de Educação e Cultura, de Políticas Públicas para as Mulheres e de Assistência Social, além da Ouvidoria e da Procuradoria Geral do Município. No final do evento, foram escolhidos os 27 delegados que irão participar da Conferencia Estadual de Promoção da Igualdade Racial, nos dias 24 e 25 deste mês, em Curitiba.