22/08/2023

A caminhada do Jordão!

Guarapuava é dotada de belezas naturais ímpar e com grande potencial turístico. Isso todos os guarapuavanos estão cansados de saber e, principalmente, de apreciar. Entretanto, nunca entendi porque todo esse potencial num foi explorado já que o tursimo vem sendo um dos maiores nichos geradores de emprego e renda pelo mundo afora.

Várias iniciativas já foram anunciadas e até ensaiadas por prefeitos. A Guarapuava Turistica idealizada pelo ex-prefeito Vitor Hugo Burko e que previa até Um dia de Índio na Marrecas localizada no município de Turvo, não deslanchou. O Trem de Luxo proposto pelo ex prefeito Fernando Ribas Carli que traia a Guarapuava turistas internacionais virou fantasma e nem o apito se ouviu. O mesmo aconteceu com São Francisco da Boa Esperança e todo o projeto que propagava a existência de um cemitério somente de crianças indigenas. Cito esses exemplos recentes apenas para lembrar as tentativas vãs por dependerem de estrutura grande envolvendo terceiros e que não estão preparados para uma demanda turística.

De repente, uma iniciativa tão simples que depende apenas da organização de agricultores e da natureza acaba de emplacar o Vale do Jordão na Caminhada Internacional da Natureza, promovido pela Emater e que Guarapuava estava de fora. Em Turvo, por exemplo, o evento já está vem realizado há anos, assim como em Manoel, Santa Maria do Oeste e outros municípios da região.

Assim como o Vale do Jordão onde será preciso apenas organizar os produtores para receber os turistas com refeições à base de produtos coloniais que eles já fabricam, Guarapuava possui tantas outras potencialidades. Ali mesmo no Jordão está sendo recuperada a competição de motos; há o Kartodromo, a raia de corridas de cavalo e mais uma infinidade de condições que possibilitam o esporte esportivo e radical.

O Jordão está aqui, a apenas cinco quilômetros do centro da cidade e já possui um público fiel que chega a 10 mil pessoas nos finais de semana na temporada de verão. Já atrai o público de outros municípios. Está tudo pronto. Só falta revitalizar, organizar, preservar.

Finalmente, uma administração municipal dá o primeiro passo para que Guarapuava seja descoberta também nesse setor  a partir de projetos simples, mas concretos.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo