As obras de pavimentação do trecho entre Reserva do Iguaçu e a localidade de Dois Pinheiros, acesso ao município de Pinhão, estão paralisadas desde o inicio do ano. Anunciada pelo prefeito Emerson Julio Ribeiro com a presença do governador Beto Richa no município, a obra é uma das mais antigas reivindicações da comunidade regional, principalmente, de grandes empresários rurais.
De acordo com o presidente da Assembléia Legislativa do Paraná, Valdir Rossoni (PSDB), o Governo aguarda um parecer do Tribunal de Contas do Paraná para então recomeçar a obra. Os serviços para a execução do asfalto nos 26 quilômetros entre o município e a localidade de Dois Pinheiros já tinham sido licitados há cerca de 10 anos, mas as obras não saíram. Para agilizar o processo o Governo reativou a mesma licitação que estava suspensa, mas o TC questiona essa atitude. “O Tribunal de Contas esta questionando isso. Por isso, a obra parou”, disse Rossoni à Rede Sul de Notícias. Segundo o deputado, caso o TC não aceite essa transição, será aberto novo processo licitatório e as obras recomeçam num prazo máximo de 90 dias. “Se aceitar, recomeçamos no dia seguinte”.
Um dos entraves para o município é a retirada das famílias quilombolas do Paiol de Telha, acampados à beira da estrada há quase 20 anos.