22/08/2023



Educação

Professores estaduais realizam paralisação nesta sexta feira

Professores de diversas escolas estaduais de Guarapuava irão participar de uma paralisação a nível estadual amanhã (30), em memória a repressão que docentes sofreram em 1988, quando cobravam o piso salarial para classe.

De acordo com Helena Faria, secretária da Associação de Pais e Professores de Guarapuava (APP), duas vans e um ônibus foram fretados com professores de Guarapuava e região para um evento que acontecerá em Curitiba em memória ao ato. “Docentes de Pitanga, Pinhão, Boa Ventura, Santa Maria do Oeste e outros munícipios vizinhos também vão participar da mobilização”.

Ainda de acordo com Helena, outros professores que vão participar da mobilização e que não irão à Curitiba, farão parte de um manifesto que deve acontecer no calçadão da Rua XV de Novembro, em frente à Catedral. No ato, a classe vai aproveitar para reivindicar pautas como promoções atrasadas, realização de novos concursos, pagamento de 0,6% para os professores para equiparação com o piso salarial, entre outros.

O diretor auxiliar do Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins, João Gabriel de Lima, informou a RedeSul de Notícias que a paralisação dos professores é facultativa e que de acordo com as informações que a direção do colégio recebe sobre a ausência de professores, eles organizam a dispensa de turmas que não terão os docentes em sala.

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura informou que até o momento não há informações de uma possível paralisação de professores da Rede Municipal de Ensino em Guarapuava na sexta feira (30) em apoio à paralisação estadual. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo