22/08/2023


Geral

Guarapuava registra 23 mortes em acidentes de trabalho em 2012

O grande número de mortes envolvendo trabalhadores tem sido alarmante em Guarapuava e região. No ano de 2012, foram 23 óbitos em ambientes de trabalho e 142 notificações atestando acidentes com funcionários nos mais diversos segmentos. Os dados repassados pela SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) podem sofrer alterações, porque muitos casos não são repassados ao órgão.

A maior incidência de acidentes no ano passado foi registrada como acidentes graves, somando 65 casos. Seguido por material biológico com 51 incidentes, tendo logo depois 24 casos de intoxicação exógena, mais um caso de transtorno mental e outro de doença ocupacional. 2012 só perdeu para 2011, quando o total de notificações chegou a 150 ocorrências.

Se comparado os cadastros junto ao INSS, esse número passa ser ainda maior, como explica Alexandre Belo, técnico em saúde do trabalho. “Às vezes por medo de perder o emprego ou algo parecido, os envolvidos não registram o fato. Mas quando se trata de conseguir um benefício ou amparo junto ao INSS é obrigatório contar como se deu o acidente. Por esse motivo, os dados têm uma grande disparidade, e mesmo assim, o número registrado é bastante alto”.

Para diminuir esses índices, Belo acredita na conscientização de empregado e empregador. “Ambos tem que saber a importância que a utilização dos equipamentos de proteção apresenta. O empregador de fornecer e adequar o seu funcionário quanto ao uso correto, e o empregado de sempre usar o EPI para proteger a própria vida”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo