22/08/2023



Educação

Biólogo da Unicentro transforma poesia em experiência 3D

imagem-58924

Biólogo, escritor, poeta, explorador de tecnologia digitais, artista ou educador? Quem sabe 'inventor' seja a palavra que melhora resuma tudo o que Norbert Heinz vem desenvolvendo. Cada vez mais alvo de holofotes simultaneamente nas áreas de Literatura, Comunicação e  Tecnologia, o ex-acadêmico da Unicentro (graduado e mestre em Biologia) Norbert, hoje com 25 anos, venceu o desafio da interação de Mídias com o texto literário, utilizando uma técnica ainda pouco disseminada no País, a Realidade Aumentada (RA).

Com a utilização de objetos 3D e sons em combinação com textos, o objetivo da técnica é inovar a Poesia Concreta, que possui incorporação dos aspectos geométricos ao texto lírico e que teve seu auge no Brasil na década de 1960. A chamada Literatura em Realidade Aumentada  permite que o leitor possa interagir com o texto que tem em mãos por meio de uma webcam ou tela do celular. O texto, então, 'ganha vida' com a transformação em 3D na tela do computador/telefone.

Pois esse Norbert multi-facetado começa a ganhar forte destaque mundo afora. Em 2012, seu livro 'Celeste Inválido Silício' ficou entre os 10 melhores da categoria Arte Digital do Prêmio Artes Digitais e Aplicativos Educacionais, que reuniu competidores de diversos países, durante o 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, que teve a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) como sede do evento. Não fosse isso suficiente, Norbert retornou do Nordeste reconhecido como o autor do primeiro livro de poesia em RA publicado no Brasil. “Tínhamos um trabalho muito completo que incluía design e produção avançados, mas eu não esperava vencer. Muitos professores que estudam Hipermídia no Brasil não haviam tido contato com esse tipo de interação na Literatura proporcionada pela tecnologia”, conta Norbert. O verbo no plural 'tínhamos' tem uma explicação: Cláudio Kirner, professor na Universidade Federal de Itajubá (Unifei), é o padrinho de Celeste…, já que é considerado o pioneiro da RA no Brasil.

Mas Celeste… (hoje com versão em inglês) não é a única produção de Norbert. Em 2011, o biólogo lançou, na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, o livro infantil 'Que bicho é esse? Tartaruga, jabuti ou cágado?'. A obra, uma parceria com a professora Patrícia Carla Giloni de Lima, do Departamento de Biologia da Unicentro, é o título inaugural da coleção Tira-Teima, criada por Norbert com o intuito de contar de maneira divertida as diferenças entre animais parecidos. Que bicho… possui, além de poemas que tiram essa dúvida, curiosidades e atividades para fixar o conhecimento. A coleção possui a colaboração também do professor Adão Alves, co-autor e diagramador, além das docentes Vantielen da Silva e Cristiane Hiert, auxiliares respectivamente no apoio pedagógico e na revisão científica dos livros.

Recentemente, conta Norbert, a segunda edição da obra começou a circular, com conteúdos novos mas sempre mesclando o trio pedagógico/lírico/biológico. O segundo título da coleção, denominado 'Que bicho é esse? Sapo, rã ou perereca?' é outra criação de Norbert que está circulando e que tem sido adotada em diversas escolas do Centro do Paraná, como o Colégio Aliança, de Guarapuava.

 

Norbert diz que o hábito de escrever vem da infância. Muitos anos depois, já estudando na Unicentro, teve um poema incluído em um livro que circulou em diversos países de Língua Portuguesa, como Angola e Moçambique. O poema era 'Do cais ao paradoxo' e a obra, 'O imaginário do mar e do navegador'. Adepto da visão de que é possível se desvencilhar das rimas e mesmo assim compor um ótimo poema, Norbert entrou corajosamente no mundo da tecnologia para suprir uma necessidade pessoal. Diz que se sentia angustiado por não conseguir representar seus poemas concretos. Alguns precisavam ser representados como objetos e a torná-los o mais próximo possível da terceira dimensão era um desafio que o autor precisava vencer. “Para mim era um problema não conseguir levar minhas ideias aos leitores exatamente como vinham na minha cabeça. O trabalho com RA foi uma necessidade de auto-realização”, afirma Norbert. “Às vezes, algumas ideias surgem a partir do solo de uma música que estou ouvindo e depois disso crio um texto e imagem tendo ele como base. Até mesmo uma frase de um documentário é material para produzir poesia em RA”, relata o observador Norbert, que semanalmente publica o zine 'Canibapitalista', distribuído na Unicentro (campi Santa Cruz e Cedeteg, ambos em Guarapuava) e via site http://www.canibapitalista.com/.

          

E, se alguém eventualmente entender que isso é pouco, Norbert adianta: “Estou trabalhando na produção de livros infantis ilustrados de contos e poesias. O foco é novamente a venda nas escolas e os preços acessíveis”, afirma, contando que mais cinco novas obras saem até outubro próximo. Em paralelo, continuará a divulgar a coleção Tira-Teima, a preços acessíveis.  “Vendo os livros por R$ 5 o exemplar, para que as crianças possam ter acesso, pois não adianta limitar seu próprio público por causa de um valor alto das obras”, arremata Norbert.

 

 

Texto e fotos: Amanda Padilha Pieta

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo