22/08/2023

A barganha serve a quem?

Em tempo de especulações no cenário político guarapuavano muitas acenam com a possibilidade de um troca troca entre vereadores e assessores do primeiro escalão na Prefeitura Municipal. Como acontece na politica o pula pula é motivado por descontentamentos com o grupo em questão, e envolve pessoas que não foram contempladas com cargos ou salários desejados. Embora este blog tenha informações sobre os bastidores que envolvem esse jogo e quem sejam os autores que ensaiam a movimentação das peças entre dois tabuleiros quem tem de um lado o Grupo Carlista e de outro o grupo liderado pelo prefeito Cesar Filho, ainda não é hora de revelações.Mesmo porque, como já disse, a movimentação do jogo propriamente dito ainda está na fase do ensaio, para não dizer das ameaças para atingir o obejtivo almejado. Um deles já pediu exoneração, ainda não aceita; outro, espera para ver o que acontece para então decidir. O que posso dizer é que água e óleo não se misturam, por isso, é impraticável a permanência de ambos no mesmo espaço. Ou seja: se um entra o outro sai. Um desses protagonistas não tem papas na língua para criticar o grupo ao quel ainda pertence e elogiar o "adversário" em rodas  públicas. O que não dá para entender é como ainda transita livremente no campo minado por ele mesmo. Não seria bem mais digno deixar o espaço onde há o descontentamento? Será que ao receber a fatia que deseja vai esquecer do jogo mesquinho que começou, voltar atrás, passar a borracha como se nada tivesse acontecido? E isso será aceito pelo grupo em questão? Qual será o grau de confiabilidade dispensada a essa pessoa que vai e vem e volta?  Mas como dizem a política é dinâmica, é o arte do impossível.

Aliás, a barganha, embora seja considerada imoral por uns, normal por outros, já foi a arma de muitos políticos, mesmo aqueles que foram imortalizados pelo bem que prestaram à humanidade. Um exemplo é o ex presidente americano Abrahan Lincoln. Ele concedeu cargos a deputados em troca de apoio à emenda de abolição da escravatura. À época o ex presidente tinha a minoria na Câmara e barganhou cargos para conseguir aprovar  o projeto que mudou os Estados Unidos e que contribuiu para o fim da guerra civil. E em Guarapuava, já que é aqui vivemos, serve a quem?

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo