22/08/2023
Educação

Demolição de escola técnica vai prejudicar 1,2 mil alunos em LS

Continua o impasse sobre a possível demolição da obra da Escola Técnica Federal em Laranjeiras do Sul. A obra orçada em R$ 7 milhões está praticamente concluída, mas um equívoco do projeto provocou o avanço do prédio em mais de 30 metros nas áreas de domínio, onde não é permitida nenhuma construção. Por causa disso, uma ordem judicial prevê a demolição, o que será prejudicial a 1,2 mil alunos que cursarão o ensino técnico.

Para evitar que isso não aconteça a prefeita Sirlene Svartz reuniu-se com o superintendente de Desenvolvimento Educacional (Sude), Jaime Sunye Neto, em Curitiba, em busca de uma solução. “Embora a obra seja de responsabilidade do Governo do Estado com recursos federais e a Prefeitura tenha doado apenas a área, a prefeita vai fazer o que possível para evitar a demolição”, disse a procuradora Andréia Indalêncio à Rede Sul de Notícias nesta quinta feira (19).

O Denit (Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre), porém, aguarda uma notificação judicial da Justiça Federal para demolir a obra e não pensa numa medida paliativa, por enquanto. De acordo com o engenheiro Yuri Mourão, que até agosto era o supervisor da área sediada em Pato Branco, a obra avança no mínimo 30 metros da área reservada pelo Denit. “Quando construímos uma rodovia reservamos até 70 metros como área de domínio e não edificante. Essa ainda é pequena, pois são apenas 15 metros como área pertencente à União e outros 15 metros que não foram desapropriados, mas que o proprietário está impedido por lei de cobrir ou de construir. E a obra em questão desobedece esses requisitos”, observa Yuri. Segundo o engenheiro, a reserva dessas áreas servem para, por exemplo, a duplicação da estrada. “Você desapropriar 15 metros de área o valor venal é um, agora se houver edificação pode até inviabilizar uma duplicação”, diz.

A demolição do prédio, porém, vai prejudicar  1,2 mil alunos que não poderão cursar o ensino técnico. O primeiro curso a ser ofertado é de técnico em edificações cujo início está previsto para o ano letivo de 2014.  “Gradativamente serão ofertados outros cursos e o próximo é de técnico em enfermagem. Além disso, essa escola é muito importante para o desenvolvimento de Laranjeiras do Sul e da região”, disse a procuradora.

MATÉRIA RELACIONADA

Justiça Federal manda demolir obra de escola técnica em LS

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.