O ex secretário de Agricultura e Meio Ambiente nos últimos meses da administração do ex prefeito Fernando Ribas Carli, Hamilton Melo, é um dos presos na Operação Agro Fantasma desencadeada pela Polícia Federal. Ele e outros envolvidos estão na Cadeia Pública de Guarapuava. Hamilton respondeu pela titularidade da secretaria após o pedido de exoneração feito pelo agrônomo Milton Roseira Junior (PP), então secretário, durante o período legal que antecedeu as eleições de 2012. Miltinho, como é conhecido, elegeu-se vereador em Guarapuava.
+ Operação Agro-Fantasma: 18 pessoas da região estão sendo ouvidas pela PF
+ Polícia Federal divulga balanço da Operação Agro-Fantasma
Hamilton Melo era o gestor, responsável pela assinatura dos relatórios elaborados pela Carmug (Central das Associações de Produtores Rurais de Guarapuava), que tinha como presidente Donizete Camargo. Ele respondeu pela entidade desde 2009 até o começo de 2013. Os relatórios da Carmug, após serem avalizados por Melo, eram encaminhados à Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), responsável pelo programa Compra Direta, do Governo Federal.
Durante as prisões que aconteceram ontem, terça feira (24), em Guarapuava, outras pessoas foram detidas, interrogadas e liberadas. Muitas, após pagamento de fianças, nesses casos, as que possuíam armas sem portes, guardadas em casa.