22/08/2023
Política

Amocentro debate prioridades nesta sexta, em Campina do Simão

imagem-59926

Prefeitos que compõem a Associação dos Municípios do Centro do Paraná (Amocentro) reúnem-se na tarde desta sexta feira (27), em Campina do Simão. Presidida pelo prefeito de Turvo, Marcos Seguro (PSD), a entidade usa a política de descentralização das reuniões como forma de participação de todos os prefeitos envolvidos.

Uma reunião preliminar que acontecerá das 13 horas às15h30 entre os prefeitos vai listar as prioridades. Os itens elencados serão apresentados às 16 horas em reunião aberta.

De acordo com o presidente Marcos Seguro, que antecipou a pauta à Rede Sul de Notícias, haverá a assinatura do protocolo de Intenções entre Guarapuava, Turvo e Campina do Simão para o Consórcio de Resíduos Sólidos, junto com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e Instituto Ambiental do Paraná (IAP). O convênio será assinado pelos prefeitos Cesar Silvestri Filho (Guarapuava), Marcos Seguro (Turvo) e Laureci Miranda (Campina do Simão).

Outra discussão será em torno das condições da PR 466, que liga Guarapuava ao Centro do Paraná e que é trecho de acidentes constantes, dos quais, muitos com mortes.

De acordo com Seguro, a instalação de uma superintendência da Funai (Fundação Nacional do Índio) num dos municípios da região vai gerar uma Moção de Apoio assinada pelos prefeitos dos 16 municípios da Amocentro. “Turvo, Manoel Ribas, Nova Laranjeiras, Cândido de Abreu possuem áreas indígenas que hoje dependem da superintendência transferida para Chapecó, em anta Catarina. Queremos que a superintendência que existia em Guarapuava volte para a nossa região”.

Outro assunto que estará em pauta será a redução do horário de expediente das prefeituras da região. “A dificuldade de arrecadação está  gerando a necessidade de medidas drásticas para reduzir custos. Uma delas será a implantação do meio expediente nas prefeituras”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo