Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o Paraná foi o estado que registrou a maior alta da produção industrial, em agosto. A liderança é válida tanto na comparação de julho com agosto, quando o crescimento foi de 3,6%, como na análise de um ano para outro. De agosto de 2012 para o mesmo período deste ano, a alta foi de 12,3%.
A média nacional foi estável. No oitavo mês do ano, a produção industrial brasileira ficou estagnada na comparação com julho e recuou 1,2% em relação a agosto de 2012. Depois do Paraná, Goiás (1,7%) e Santa Catarina (1,6%) tiveram os maiores avanços. Na contramão, entre os que mostraram recuo, a Bahia registrou a queda mais intensa no mês, de 8,6%. Também foram verificadas baixas no Rio de Janeiro (-4,2%), na Região Nordeste (-2,2%), no Pará (-1,6%) e no Espírito Santo (-1,4%).
Conforme o levantamento do IBGE, de um ano para outro, a principal contribuição foi dada pelo setor de edição, impressão e reprodução de gravações, que registrou avanço de 94,0% na produção.