22/08/2023
Geral

Ponta Grossa decreta situação de emergência por acumulo de lixo em aterro

A Prefeitura de decretou situação de emergência para o aterro do Botuquara, que recebe lixo da cidade e de e Carambeí. O anúncio foi publicado no Diário Oficial de domingo (13). Segundo o diretor de Planejamento do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Iplan), Paulo Barros, o volume de lixo produzido nas duas cidades aumentou em 7% em 2013 e, por isso, o tempo de vida de uma das áreas de recebimento do aterro está comprometido.

Até o fim de novembro, a prefeitura precisa habilitar uma nova célula para não prejudicar a coleta de lixo.

Conforme Barros, o aterro recebe 6,4 mil toneladas de lixo por mês das duas cidades. Os resíduos são depositados em uma área apropriada denominada de célula. Cada área tem um tempo de vida de até dois anos e meio. A previsão para finalizar o uso da terceira célula era no início de 2014, mas com o aumento significativo do lixo neste ano, fugiu do planejamento. Por isso, uma quarta área precisa ser ativada.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.