22/08/2023
Política

No Dia dos Professores, Cesar Filho lista avanços da categoria em 2013

imagem-60951

A premiação a professores que atuam na rede municipal de ensino em Guarapuava foi o gesto da administração municipal para demonstrar o reconhecimento pelo empenho de professores na sala de aula. O evento comemorativo aconteceu no Pahy na noite dessa segunda feira (14), às vésperas do Dia do Professor.

A iniciativa, porém, materializou os benefícios que vem sendo concedidos à categoria desde janeiro deste ano.  De acordo com o prefeito Cesar Silvestri Filho, 90% das funcionárias da Secretaria Municipal de Educação em Guarapuava são mulheres e todas, assim como as demais servidoras municipais, são beneficiadas com a extensão da licença maternidade para seis meses. Essa ampliação foi sancionada em 2008 pelo ex presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ficou a critério de cada município. Em Guarapuava, essa iniciativa só foi tomada em 2013.

A implantação do piso nacional do magistério desde janeiro deste ano passando de R$ 1.451 para R$ 1.567 também demonstra o respeito para com a categoria. “Embora seja uma exigência nacional, antecipamos a vigência para o primeiro mês do ano quando antes acontecia somente em maio”, observa o prefeito em entrevista à Rede Sul de Notícias. “Também houve a equiparação salarial com os demais professores com o percentual de 2%. Pode ser um percentual pequeno, mas pela primeira vez superamos o valor do piso nacional”.

A adesão do município ao Pacto à Alfabetização na Idade Certa, programa do Governo Federal, também é citada pelo prefeito como avanço na educação e na carreira do professor. O programa apoia as escolas públicas em diferentes necessidades com  formação continuada de professores alfabetizadores, cursos presenciais e bolsas de estudos. Também são distribuídos gratuitamente materiais didáticos e pedagógicos específicos para alfabetização, obras literárias, além de outras tecnologias educacionais, como jogos. “Pela primeira vez temos a formação continuada ao longo do ano”.

Duas antigas reivindicações dos 1.484 professores e 286 educadores infantis estão sendo atendidas. Uma delas é a eleição direta para diretores dos Centros de Educação Infantil (Cemei’s). “Estamos elaborando o projeto de lei que será encaminhado à Câmara de Vereadores”.

Outra iniciativa que teve a vontade política da administração municipal é o entendimento e a parceria com o Sindicato dos Servidores Públicos e Professores Municipais de Guarapuava (SISPPMUG) para a reestruturação do Plano de Carreira das categorias. “Já existe uma comissão composta que está trabalhando sobre essa proposta”.

 

PREMIAÇÃO

No jantar festivo realizado no Pahy Centro de Eventos, na segunda-feira (14), foram entregues os prêmios Atlas Ambiental e Professora Evelin Elizabeth Deflon Siqueira que valorizam práticas pedagógicas exitosas da educação municipal.

Com o objetivo de incentivar o uso do material cedido pela Cooperativa Agrária, o prêmio Atlas Ambiental foi destinado a professores do 4º ano do ensino fundamental, que elaboraram um plano de trabalho sobre as atividades desenvolvidas em sala de aula com a obra. A comissão julgadora, composta por representantes de Agrária, da Basf, da Unicentro e da comunidade, elegeu como vencedora a professora Mônica Banczek da Escola Municipal Professor Ruy Virmond Marques. Ela ganhou um notebook e uma visita com seus alunos ao distrito de Entre Rios. O segundo lugar recebeu um tablet 11 polegadas e o terceiro, um tablet 7 polegadas.

O prêmio Evelin Elizabeth Deflon Siqueira foi criado para homenagear a professora que por 43 anos foi professora municipal. Emocionada, ela contou algumas histórias engraçadas e elogiou a iniciativa da prefeitura. “Os alunos estão cheios de informações por todos os lados e os professores têm que inovar para despertar o interesse dos alunos, por isso a iniciativa do prêmio é maravilhosa. Ações assim são uma maneira de fazer com que os professores se sintam motivados a inovar na sala de aula”, opina, “tia Evelin”, que hoje tem 67 anos e está aposentada há 4.

Dividido em duas categorias – educadores infantis e professores do ensino fundamental -, o prêmio Evelin Elizabeth Deflon Siqueira teve 103 inscritos. O julgamento foi feito por profissionais da Faculdade Guairacá e de outras instituições. O primeiro lugar ganhou um notebook e uma bolsa de pós-graduação na Faculdade Guairacá; o segundo, um netbook; e o terceiro, um tablet. A vencedora na categoria Educador Infantil foi Paula Caroline Mila. O prêmio de Educação Fundamental ficou com Analine Aparecida Veloso. As informações são da Assessoria de Imprensa da Prefeitura.

 Premiados

Atlas Ambiental:

1º – Mônica Banekez (Escola Municipal Professor Ruy Virmond Marques)
2º- Francielli Ploger (Escolar Municipal Iná Ribas Carli)
3º – Elza de Oliveira (Escola Municipal Professor Ruy Virmond Marques)

Prêmio Professora Evelin Elizabeth Deflon Siqueira

Educador Infantil
1º – Paula Caroline Mila
2º – Patrícia Grazilli Gonçalves
3º- Monaliza Germano de Souza

Professor ensino fundamental
1º – Analine Aparecida Veloso
2º – Joelma Eleutério Chimiloski
3º – Márcia Aparecida de Souza Pereira

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo