22/08/2023
Geral

Novas ambulâncias reforçam atendimento no interior do Estado

O Governo do Estado está ampliando a frota de ambulâncias da rede pública de saúde do Paraná. Nesta terça-feira (15), mais nove municípios paranaenses receberam ambulâncias de remoção para reforçar o atendimento no interior do Estado. Cada veículo, no valor de 95 mil, é equipado para realizar o transporte de pacientes que necessitam realizar exames, consultas ou serem internados em outros municípios. 

O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, explica que a prioridade é fortalecer o sistema de transporte sanitário principalmente nos pequenos municípios, que geralmente não dispõem de serviços de alta complexidade muitas vezes necessários em situação de urgência. 

Este novo lote de ambulâncias beneficiará a população dos municípios de Ariranha do Ivaí, Bela Vista da Caroba, Bom Sucesso do Sul, Corumbataí do Sul, General Carneiro, Laranjeiras do Sul, Nova Cantu, Nova Prata do Iguaçu e Santo Antônio do Sudoeste. 

“Com esses novos veículos garantimos transporte médico digno e de qualidade para mais regiões do Estado, tornando o atendimento mais ágil e humano neste momento em que o paciente tanto precisa”, destacou o secretário durante a solenidade de entrega das ambulâncias em Curitiba. 

Caputo Neto lembrou que, desde 2011, o Governo do Estado já entregou 150 ambulâncias aos municípios. Além disso, outras 60 viaturas foram destinadas ao Siate e mais 20 a hospitais de referência do SUS (Sistema Único de Saúde). “Até 2014 vamos destinar quase uma ambulância para cada município, o que demonstra o nosso compromisso em melhorar a qualidade do atendimento em saúde em todo o Paraná, sem distinção”, explica. 

O prefeito de Bela Vista da Caroba, Dilso Storch, destacou a política municipalista praticada pelo Governo do Estado e afirmou que o novo veículo é uma importante conquista para sua cidade. “Nosso transporte de pacientes hoje é realizado de forma precária, com um carro comum adaptado. Agora, poderemos atender a população de forma mais adequada”, enfatizou. 

Desde 2011, o Governo do Estado só entrega ambulâncias mediante a apresentação de toda a documentação que ateste o seguro do veículo. A contratação do seguro é de responsabilidade dos municípios e entidades beneficiadas e garante que a população não fique desassistida em caso de acidente. 

Esse foi o caso do município de Ariranha do Ivaí, na região Norte do Estado. O antigo veículo sofreu um acidente em 2007 e desde então não pôde ser substituído. “Ficamos seis anos sem uma ambulância e tínhamos que contar com a parceria de cidades vizinhas e da regional de saúde para transportar nossos pacientes. Essa nova ambulância é melhor que qualquer obra na cidade, pois atende uma demanda antiga da nossa população”, explica o prefeito, Silvio Gabriel Petrassi. 

Cristina Esteche

Jornalista

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