22/08/2023
Política

Vereadores recebem informações sobre projetos para o curso de medicina

imagem-61048

"Guarapuava é a bola da vez. Estamos no momento de desenvolvimento e essa conquista é quase certa, pois todos estão unidos pela causa". A afirmação feita pelo secretário municipal de Saúde Stefan W. Negrão, de Guarapuava, durante debate na Câmara de Vereadores resumiu a luta de instituições de ensino superior pelo curso de medicina. Presentes no debate os diretores Antonio Cesar Ribas Pacheco (Campo Real), Joraez Soares (Guairacá) e o reitor da Unicentro (Universidade Estadual do Centro Oeste), Aldo Bona fizeram uma exposição sobre o projeto de cada instituição para sediar o curso autorizado pela presidente Dilma.

"A Campo Real possui  cacife  para consolidar o curso, devido a estrutura física, que será aprimorada após a conclusão da sede própria da RealClin, e da contratação de profissionais capacitados", disse Pacheco, reforçando que o foco da Campo Real será a qualidade do ensino. O diretor da mantenedora da Campo Real disse também que o curso será possível aos estudantes dos vários níveis econômicos por meio do Fies, ProUni e ficanciamento próprio da Instituição.

Soares ressaltou que até o momento, a Guairacá  não pleiteia o curso, pois ainda há trâmites para serem concluídos até chegar na licitação. "Contudo, assim que confirmada a abertura, a Guairacá irá com tudo para a conquista do curso". Soares citou também que a desde 2007, a Guairacá trabalha nas áreas da saúde. "Deste modo, houve um crescimento gradual e que  credenciam a nossa instituição para a vaga".

Já o reitor Aldo Bona esclareceu que a Unicentro  não depende do edital do Ministério da Saúde para pleitear a vaga, mas que a autorização deve ser dada pelo Governo do Etado. Mesmo assim, a Unicentro possui o interesse em ofertar o curso concorrendo pelo edital federal. "Temos um corpo acadêmico qualificado, estrutura física avançada para a área da a saúde". Segundo o reitor, a Unicentro reelaborou o projeto para o curso e na próxima semana estará na pauta no Conselho Universitário para o encaminhamento ao Governo do Estado.

O chefe da 5a Regional de Saúde, Vinicius Traiano, também falou sobre a importância do curso para Guarapuava e região. O provedor do Hospital São Vicente, Ruy Primak também expôs os preparativo do hospital para a residência médica. "O São Vicente está cadastrado para pediatria, ginecologia obstetricia e medicina da família e da comunidade", afirmou.

Ao final dos pronunciamentos houve o aval dos vereadores à implantação do curso em Guarapuava.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo