22/08/2023
Política

Edital para curso de Medicina depende de votação para que portaria se torne lei

As instituições de ensino que pleiteiam a implantação do curso de Medicina, como é o caso das faculdades Campo Real, Guairacá e Unicentro, em Guarapuava, vão ter que esperar mais uns dias para ter acesso ao edital. De acordo com o médico Frederico Fernando Esteche, consultor do Ministério da Saúde para o programa "Mais Médico", o edital que vai determinar quais são os critérios exigidos para a implantação do curso só será divulgado quando a Medida Provisória 621/2013, que institui o programa no país, for transformada em lei e sancionada pela presidente Dilma. A MP já foi aprovada na quarta-feira (9) pela Câmara dos Deputados, na forma do Projeto de Lei de Conversão (PLV) 26/2013, apesar do texto terforte oposição da classe médica e  entidades representativas.

De acordo com Frederico, a pauta deverá ser votada ainda hoje pelo Senado. "Somente depois que a lei estiver aprovada, sancionada e publicada é que o edital será divulgado. Isso ainda leva algum tempo".

Frederico, que é guarapuavano,  cursou medicina em Havana (Cuba) e teve o diploma revalidado há cerca de sete anos. Ele trabalha em Fortaleza como médico  e como professor universitário no curso de Medicina.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo