22/08/2023
Saúde

No Paraná, Mais Médicos beneficia mais de 150 mil pessoas

Por Kely Bezerra

 

Em todo o Paraná, 45 profissionais de medicina já estão em atividade pelo Programa Mais Médicos do governo federal, conforme dados do Ministério da Saúde. O atendimento realizado por este grupo atinge mais de 155,2 mil pessoas no estado. Do total de profissionais atuando no Paraná, 25 são médicos brasileiros e 20 estrangeiros. Curitiba conta com 10 profissionais atuando pelo programa.

Nas unidades de Curitiba os médicos do programa passam por uma avaliação diária pelos coordenadores. Conforme o diretor da Atenção Primária à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, Paulo Poli Neto, os coordenadores acompanham o trabalho dos médicos.  O diretor avalia que os médicos estão “indo bastante bem” em suas atividades. “Nas primeiras semanas os médicos do programa estavam mais em acompanhar o serviço para se habituar, mas agora já estão na rotina”, pondera.

“Cada coordenador de unidade que estava com uma equipe sem médico, só o fato de ter alguém lá, a avaliação já é positiva. É um profissional a mais atendendo. Havia médicos, mas as equipes estavam incompletas. Então, uma parte da população estava sendo atendida com mais dificuldade”, afirma Poli.

Para Simone Sedrigo, secretária de Saúde do município de Iguaraçu – município da região Norte do estado e que conta com um profissional do Programa –, a chegada do médico está melhorando o atendimento à população. “Ele está ajudando e está contribuindo de modo efetivo.”

De acordo com os últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o Programa já conta com 1.020 médicos selecionados na primeira etapa. Desses, 577 são médicos formados no Brasil e outros 443 têm diploma estrangeiro e atuam no país por meio de registro provisório. Os profissionais estão trabalhando principalmente nas regiões Norte e Nordeste (61%). O Ministério da Saúde estima que quando os 2.597 médicos selecionados na segunda etapa do Programa começar a atuar, provavelmente ainda este mês, o total de brasileiros beneficiados com o Programa chegará a 13,3 milhões.

 

Mais Médicos

Lançado pela presidente Dilma Rousseff, em julho deste ano, o Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS, com objetivo de acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde e ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país, como os municípios do interior e as periferias das grandes cidades. Os médicos do programa receberão bolsa federal de R$ 10 mil, paga pelo Ministério da Saúde, mais ajuda de custo, e farão especialização em Atenção Básica.

 

Senado aprova MP do programa Mais Médicos

Na última quarta- feira (16), o Senado aprovou em votação simbólica a Medida Provisória (MP 621/2013) que cria o Programa Mais Médicos que permite a contratação de médicos estrangeiros e brasileiros formados no exterior. O texto aprovado manteve todas as mudanças feitas na Câmara, com algumas alterações redacionais, e segue agora para a sanção presidencial.

Com as alterações, o registro provisório dos médicos estrangeiros vai ser feito pelo Ministério da Saúde, e não pelos Conselhos de Medicina. A demora na liberação dos registros era um dos principais entraves para que os estrangeiros começassem a trabalhar. Atualmente, 237 profissionais aguardam a emissão do registro provisório, segundo o Ministério da Saúde.

Outras mudanças no texto determinam que depois de três anos no país, os profissionais serão obrigados a revalidar os diplomas se quiserem continuar trabalhando. Os estrangeiros ficam proibidos de exercer medicina fora das atividades do programa. E estarão sujeitos à fiscalização dos Conselhos. Outra alteração foi a permissão para que os médicos aposentados participem do programa.

Com Agência Noticias Pr

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.