22/08/2023

Corinthians relembra passado, aposta no presente e tenta garantir futuro

Dia 02 de fevereiro de 2011, após ser eliminado da pré-libertadores pelo Tolima  a equipe do Corinthians volta a São Paulo e é recebida por uma multidão de torcedores irritados, que pediam a demissão de Tite. Mesmo com a pressão da torcida, o então presidente Andrés Sanchez manteve o técnico  no comando.

A aposta deu mais do que certo e o técnico levou o Corinthians a final do Paulista e ao título brasileiro daquele mesmo ano. Em 2012 a série vitoriosa continuou com a Libertadores e o Mundial.

Apesar dos títulos do Campeonato Paulista e da Recopa em 2013, a fase vitoriosa de Tite parece ter terminado. Depois de 21 jogos sem vitórias no BR-13 , o técnico novamente teve sua cabeça pedida pelos torcedores. Em reunião tensa nessa quinta feira (17) a diretoria  resolveu contrariar a voz das arquibancadas e  novamente optou  por manter o técnico.

Mas não é somente a manutenção do técnico que relembra a temporada vitoriosa de 2011, na época os torcedores viam como inadmissível o Corinthians ser derrotado pelo modesto Tolima com um elenco infinitamente maior e melhor. Nesta temporada o pensamento é igual e o torcedor alvinegro quebra a cabeça tentando entender como um elenco campeão mundial está entre os piores do campeonato brasileiro.

Na época a equipe passou por uma reformulação e medalhões como Ronaldo e Roberto Carlos deixaram o time. Hoje parece ser improvável que alguém deixe o plantel, até porque o tempo é escasso, contudo, um tempo na geladeira para alguns jogadores acomodados do elenco talvez fosse um bom começo.

Outra diferença é o pouco tempo que Tite tem para fazer alguma mudança drástica e a falta de opções táticas e técnicas que o treinador parece ter para alterar a equipe.

Esses fatores demonstram o quão arriscada é a aposta da diretoria corintiana e demontra  a confiança e o prestigio que o treinador detém dentro da cúpula alvinegra.

Só o tempo e os resultados  no Brasileirão e na Copa do Brasil dirão se aposta foi correta. Enquanto isso resta a torcida torcer

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo