22/08/2023
Cotidiano

Turvenses pedalam 1,2 mil quilômetros para conhecer parte do nordeste

imagem-61208

Foram  1,2 mil quilômetros de estradas pedalando diuturnamente por estradas nordestinas. Durante 13 dias esse foi o  maior desafio encarado três turvenses numa aventura pelo Nordeste brasileiro.

Anderson R.M. Santos, Gilmar M. do Amaral e  Jocinei Andrade percorreram estradas, passaram por praias, desfrutaram da natureza e se encantaram com a simplicidade e com a acolhida do povo nordestino.

A aventura começou na manhã do dia 21. “Embarcamos no avião, e após cinco horas de voo chegamos em  João Pessoa, capital do Estado da Paraíba”, relatam. Na capital paraibana, participaram Simpósio Internacional de Geografia Agrária,  na Universidade Federal da Paraíba.

A “expedição” sob duas rodas começou mesmo, na manhã do dia 25 de setembro, quando saíram de João Pessoa.  “Durante 13 dias pedalamos pelo  litoral nordestino, passando por cidades da Paraíba, Pernambuco e Alagoas). Depois seguimos rumo à Chapada Diamantina, na Bahia”.

Ponta do Seixas em João Pessoa, Praia de Tambaba, Praia Bela, Cidade de Olinda e Recife. Esses lugares serviram como cenário da aventura dos três turvenses. “Em Recife pedalamos por toda a orla e destacamos a Praia de Boa Viagem, Praia de Gaibu, Porto de Galinhas, Maceió e outras.

Na terra de Salvador/BA, os aventureiros conheceram lugares típicos do turismo baiano. “Fomos ao Pelourinho; Elevador Lacerda; Mercado Modelo”. O sabor da culinária baiana foi provado e aprovado. “Comemos acarajé e uma feijoada deliciosa”.

O roteiro inclui também o Estádio da Fonte Nova, Chapada Diamantina (Cachoeira da Fumaça; Vale do Capão; Cachoeira Águas Claras; Cidade de Lençóis, Morro do Pai Inácio, Morrão, Morro do Camelo, Morro do Chapéu).

O trio de ciclistas trouxe muitas lembranças na bagagem. “Trouxemos muitas histórias  vividas durante a viagem, mas em todas elas o que mais nos chamou a atenção foi a simplicidade, com a qual fomos recebidos por todos as pessoas que encontramos ao longo do caminho”.

O retorno para casa foi de ônibus.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.