22/08/2023



Política

Gestão de Carli contratou marmitas por preços superfaturados para a saúde

 O fornecimento de marmitas para a rede municipal de saúde pública de Guarapuava em 2012 tinha orçamento superfaturado. A informação está embasada nos contrato de prestação de serviço (número 687/2012) assinado entre a gestão do ex prefeito Fernando Ribas Carli e a empresa Restaurante e Pizzaria Kaing Gang – ME, vencedora da licitação, representada por Eduardo Paiva Dal Santo.

De acordo com o contrato, cada refeição era servida ao custo de R$ 12,48 para um cardápio básico composto por arroz branco, feijão, frango ao molho, couve flor, salada de beterraba cozida e alface. A carne e a salada variavam conforme o dia da semana. As refeições eram distribuídas aos servidores do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), unidades de saúde, quando necessário fosse.

Quando o contrato acabou em março de 2013, nova empresa foi contratada por 30 dias até que a nova licitação fosse feita. Foi nesse procedimento que houve a descoberta do superfaturamento. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, para o contrato “tampão” o Restaurante Casa Vecchia forneceu refeições de qualidade por um valor 50% menor que o cobrado anteriormente.

Em junho deste ano foi feita nova licitação e o que chama a atenção é que a mesma Kaing Gang concorreu e foi uma das vencedoras apresentando o valor de R$  5,45 para o mesmo cardápio, ou seja, cerca de 120% a menos do que foi cobrado em 2012.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo