22/08/2023
Política

Cesar Filho defende que Guarapuava seja principal entroncamento rodoferroviário do país

imagem-62262

Durante audiência nesta quarta feira (06) em Brasília o  prefeito Cesar Silvestri Filho solicitou estudos para  a implantação da ferrovia Norte-Sul, que sairia de São Paulo, seguindo pelo Centro do Paraná, passando por Apucarana e Guarapuava, e chegando a Chapecó, em Santa Catarina. "Nosso objetivo é dinamizar a eficiência logística do transporte de grãos e incentivar o desenvolvimento da região central do Estado para que seja ainda mais atraente aos investimentos”.

Cesar Filho falou em nome de Guarapuava e da Amocentro (Associação dos Municípios do Centr do Paraná). A reivindicação foi feita durante audiência com o presidente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., Josias Sampaio Cavalcante Júnior.

Junto com prefeitos do Norte e Noroeste paranaense, deputados federais e do senador Sérgio Souza, Cesar Filho,  afirmou que o traçado Leste-Oeste já está consolidado, conforme projeto de ampliação do Governo Federal para o setor ferroviário brasileiro. “Agora, nos mobilizamos para que o traçado Norte-Sul possa contemplar nossa região. Estamos envolvidos neste processo, pois, caso consolidados os dois traçados, Guarapuava será o principal entroncamento rodoferroviário Norte-Sul/ Leste-Oeste do Sul do país. Por esse motivo, defendemos essa viabilização”.

O traçado Leste-Oeste sairá de São Paulo, seguindo para o Mato Grosso do Sul e, no Paraná, passará por Guaíra, Cascavel e Guarapuava, chegando ao Porto de Paranaguá.

 Cesar Filho também já esteve reunido, em abril deste ano, com o diretor-presidente da EPL (Empresa de Planejamento de Logística), Bernardo Figueiredo. Tanto a Valec quanto a EPL estão vinculadas ao Ministério dos Transportes. “Estamos mobilizados e continuaremos defendendo os interesses dos guarapuavanos e dos paranaenses".

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo