22/08/2023
Geral

Segurança dos postos de saúde será reforçada com reformas

+Em situações precárias, unidades do PSF são reformadas em Guarapuava

O secretário municipal de saúde Stefan Wolanski Negrão anunciou a reforma de vários postos de saúde de Guarapuava. Nos novos projetos estão previstas obras de acessibilidade, melhoria das instalações dos consultórios e novas salas. Mas não é somente na área médica e de atendimento que haverá melhoria. De acordo com o diretor da Secretaria Municipal de Saúde, João Cato, a  segurança dos postos também será reforçada.

A preocupação de Cato e de toda a Secretaria de Saúde com a segurança tem motivo. Os postos de saúde costumeiramente tem sido alvo de ladrões, que invadem os locais na tentativa de furtar computadores, televisores e outros objetos. Somente no último fim de semana, dois postos de Guarapuava foram visitados por bandidos.

Em uma das ocorrências, o posto de saúde do Jardim das Américas teve um aparelho DVD e uma televisão de 32 polegadas furtadas. Na outra, no bairro Boqueirão, os ladrões se assustaram com o disparo do alarme e fugiram sem levar nada, causando apenas danos em uma das janelas.

De acordo com Cato, a segurança da maioria dos postos é feita por vigias cedidos pela Prefeitura Municipal. Alguns locais, contudo, não possuem profissionais responsáveis pela segurança e a contratação de uma empresa privada se tornaria muito onerosa.

Outro problema apontado pelo médico é a estrutura de algumas unidades. Dos 42 postos do município, 12 estão em imóveis alugados e que não foram preparados para receber unidades médicas e também não apresentam a segurança necessária para isso.

Buscando solucionar esta situação é que recursos do Governo Federal com contrapartida do município serão aplicados na reforma e ampliação dos postos de saúde e na segurança dos mesmos. As obras já estão licitadas e devem começar ainda em novembro.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.