Os 2.433 policiais e bombeiros aprovados em concurso público do Governo do Paraná começaram o Curso de Formação de Soldados, na manhã desta segunda-feira (11). Nesta primeira fase, foram chamados 2.223 policiais militares e 210 bombeiros militares.
Estes alunos foram aprovados concurso que vai contratar 5.264 profissionais de segurança pública, sendo 4.445 policiais militares e 819 bombeiros militares para aumentar o efetivo em todo o Paraná. “Esta inclusão é o cumprimento por parte do Governo do Estado que refletirá na segurança da sociedade”, disse o comandante-geral da PM, coronel César Vinicius Kogut.
Os novos PMs se apresentaram em batalhões da Polícia Militar e na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), onde passarão pelo menos nove meses, em treinamento. Os locais foram escolhidos semana passada, quando os aprovados no concurso foram chamados para concluir a admissão na corporação.
FORMAÇÃO
A Academia é referência nacional na formação de policiais e foi reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), como instituição de ensino superior. Ela integra a Universidade Estadual do Paraná e coordena a formação nos batalhões em todo o Estado.
Aliado a disciplinas como Técnicas Policiais Militares; Defesa Pessoal; Educação Física; Chefia e Liderança, Técnicas de Abordagens e Tiro Policial, os alunos recebem, durante o curso, módulos como Filosofia de Polícia Comunitária, Direitos Humanos e Estudo do Direito.
Metade do curso é formado por disciplinas teóricas e outra metade de disciplinas práticas. A maioria dos professores são policiais militares, e algumas disciplinas são ministradas por profissionais convidados.
LOCAIS
Nos 1.º e 6.º Comando Regional da PM, que abrangem Curitiba, Região Metropolitana e Litoral, são 800 alunos; no 2.º CRPM (região de Londrina), 400; no 3.º CRPM (região de Maringá) 356; no 4.º CRPM (região dos Campos Gerais), 227; e no 5.º CRPM (região de Cascavel), 380. Unidades especializadas da PM também receberam futuros policiais militares. Os bombeiros, também são formados nas principais cidades do estado.
PARANÁ SEGURO
A contratação de policiais faz parte das ações do programa Paraná Seguro, implantado pelo governador Beto Richa, em 2011. O programa também inclui a entrega de novas viaturas para reequipar as polícias, além da compra de armamentos, soluções de inteligência e instalação de novos batalhões, como o da Fronteira.
O Governo instalou ainda as Unidades Paraná Seguro (UPS), estruturas de policiamento comunitário montadas em áreas com altos índices de criminalidade. Hoje, são 14 bases em Curitiba, Londrina e Cascavel.