22/08/2023

Com pouco se faz muito

Para muito além das obras suntuosas, está tecnicamente comprovado que uma administração pública não precisa dar ao povo mais que suas necessidades elementares. A cada eleição, as pesquisas apontam para as mesmas teclas: saúde, educação, trabalho, segurança. No caso de Guarapuava, este último componente (segurança) veio ganhando destaque nas pesquisas eleitorais na medida em que cresciam os índices relacionados ao consumo e tráfico de drogas. A indústria do tráfico não faz distinções de classes sociais, mas são as castas inferiores que ocupam as celas dos presídios, um dos centros nevrálgicos a desnudar a impotência do Estado diante deste mal endêmico.

Um fato chama atenção em Guarapuava, com a notícia de que alunos do ensino fundamental da escola rural Lídia Scheidt Curi, do Rio das Pedras, estão entre os vencedores da XVI Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Fui me aprofundar para conhecer um pouco mais sobre esse estabelecimento escolar: é uma escola de campo, a 30 quilômetros do centro de Guarapuava, às margens da rodovia federal 277, com cerca de 120 alunos. Os pais são ex-lavradores hoje operários de fábricas de papel da pequena vila.

Desde julho, esta escola municipal, mantida pela Prefeitura de Guarapuava, funciona em tempo integral, fornecendo café da manhã, almoço, lanche na tarde, aulas normais e oficinas lúdicas e esportivas no contra-turno. São crianças que demonstram disciplina, alegria e muita vivacidade. Não falei com os pais. Nem precisa, para dizer que eles vão trabalhar com tranquilidade, sabendo que seus filhos estão em boas mãos.

E pelo que conversei com uma professora, estão mesmo em boas mãos. Ela mora na cidade e fala com um carinho especial sobre essas crianças. Dá para notar que existe amor, dedicação. Perguntei-lhe qual o segredo do sucesso da escola, que no ano passado recebeu nota elevada no Ideb. Resposta: esforço da direção, que, segundo ela, se desdobra como pode para prover os alunos do indispensável. Os estudantes desta escola comprovam que uma criança não precisa mais que amor, professores interessados, uma diretora responsável, com saúde e bem alimentados, os pais com o mínimo de estabilidade (emprego).

Foi assim que estudaram astronomia, numa escola no interior do Município, e se tornaram vencedores de um campeonato nacional. A escola tem uma construção simples, humilde. Mas o que tem lá dentro, é de um valor incomensurável. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo