22/08/2023
Saúde

Traiano comemora mais uma queda no índice de mortalidade infantil na região

imagem-62858

O chefe da 5ª Regional de Saúde em Guarapuava, Vinicius Traiano comemora mais uma queda no índice de mortalidade infantil na região. Nos 20 municípios que compõem  a regional  o índice de mortalidade  no período entre setembro a 11 de novembro caiu para 12,85 para cada mil nascidos vivos contra 15,5 mortes por mil bebês nascidos vivos de janeiro a agosto de 2013.  Em Guarapuava o índice é de 11,60.

O município com o maior índice é Foz do Jordão com 40,0, seguido por Marquinho com 28,99; Campina do Simão com 27,78.  A estatística revela que as vítimas são mulheres negras, indígenas e com pouca escolaridade.

Para Traiano, a criação do Comitê Regional de Mortalidade Infantil aliado aos investimentos do Governo do Estado contribuem decisivamente  para que essa queda acontece gradativamente.  “Desde a criação do Programa Anjo da Guarda há cerca de 20 anos não tínhamos essa redução. Quando esse programa foi criado baixou o índice em 20 pontos, mas depois houve uma estabilização mantendo a média entre 17 e 19”, disse Traiano. Ele lembra que a participação empenhada do secretário municipal de Saúde de Guarapuava Stefan W. Negrão que não deixa de comparecer às reuniões do comitê em busca de soluções também é fator que contribui. “O município também mudou o olhar em relação à mortalidade infantil e proporcionando a capacitação dos profissionais que atuam no setor”. De acordo com Traiano, ainda há falhas no atendimento do pré natal, por falta de capacitação, mas esse é um problema que estamos equacionando.” A parceria com a Pastoral da Criança também surge como fundamental nesse processo.

 Para Traiano, o resultado é compensador. “Saber que no começo do ano quando assumimos a 5ª Regional esse era o maior desafio e ver que estamos chegando ao final deste ano com os números em queda é alentador”. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.