A Secretaria de Estado da Educação vai modernizar o controle de estoque de merenda escolar. Em dezembro, todas as escolas da rede estadual deixarão caneta e papel de lado e começarão a alimentar eletronicamente dados como quantidade, refeições servidas, número de alunos, prazo de validade dos produtos e outras informações, no Acompanhamento do Programa na Escola (APE- eletrônico).
As informações serão acessadas em tempo real e diretamente pela equipe de Alimentação Escolar pelos Núcleos Regionais da Secretaria da Educação. Dessa forma, as unidades poderão planejar e programar com mais rapidez reposição de estoque ou alertar sobre adequações necessárias nos cardápios para evitar perdas de alimentos por prazo de validade vencido.
RAPIDEZ
O APE-eletrônico elimina o papel que era preenchido mensalmente pelos gestores das cerca de 2.500 escolas e entregue aos 32 Núcleos Regionais de Educação, que repassava as informações para a equipe da central. Com o novo modelo as escolas podem preencher suas informações diariamente ou semanalmente.
“Agora será muito mais rápido tanto para as escolas como para nossa equipe preencher ou consultar informações. O sistema também permite um contato muito mais direto entre as escolas e nossas equipes e permite reduzir consideravelmente problemas pontuais. Além disso, a escola ganha um valioso aliado de gestão do programa”, diz a diretora de Infraestrutura e Logística da Secretaria da Educação, Márcia Stolarski.
Os Núcleos Regionais foram capacitados e treinarão os gestores das escolas para usarem novo APE-eletrônico. “É a tecnologia à serviço da escola, para que a gestão do programa ocorra com maior rapidez, transparência e que em última análise impacte positivamente na qualidade da alimentação para os alunos da rede”, explica Márcia.
Números da merenda no Paraná em 2013:
15.173 toneladas de alimentos convencionais
11.779 toneladas de alimentos da agricultura familiar – 2.219 orgânicos
2.500 escolas (somadas escolas de educação especial como Apaes)
1,3 milhão de estudantes
399 municípios