O prefeito eleito de Jandaia do Sul, Dejair Valério (PTC), e o vice, Leandro da Souza Silva (PSB), foram reconduzidos aos cargos nesta sexta-feira (22). Eles haviam sido cassados em setembro pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), mas, após recurso apresentado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), puderam retornar à prefeitura do norte do estado até que o caso seja reavaliado.
Valério e Silva foram cassados após o TRE-PR entender que ambos foram beneficiados na campanha de 2012 pelo ex-prefeito da cidade e condenado no mensalão, José Borba (PMDB). Segundo a sentença, Borba aumentou o salário dos servidores fora do prazo permitido pela Justiça Eleitoral e, assim, acabou beneficiando a eleição de Valério, que era vice à época. Além disso, a sentença conclui que Valério e o candidato utilizaram indevidamente os meios de comunicação.
Após a saída de Valério e Silva, foram empossados os segundos colocados na eleição de 2012, Benedito José Pupio (PSC) e Cir Albieri (PDT). Eles receberam na quarta-feira (20) o comunicado oficial da decisão do TSE, e, no mesmo dia, realizaram a exoneração da equipe estruturada em outubro. “Nós fomos pegos de surpresa, porque a liminar foi julgada muito rapidamente. Eu tinha terminado de montar a equipe, pois demorei um mês para compor o grupo, e na quarta-feira tive que exonerar todos eles”, relata Pupio.
Ainda de acordo com Pupio, durante o mês de transição, os projetos e ações planejados pela prefeitura não pararam e verbas estaduais foram conquistadas. “Estou saindo do cargo satisfeito e tudo está em andamento. Ele (Dejair Valério) vai reassumir o cargo e verá que tudo está em ordem”, afirma Benedito Pupio (PSC).
Com a decisão do TSE, os efeitos do parecer do TRE-PR, divulgado em setembro, ficam suspensos até que os recursos sejam avaliados pelo tribunal superior. O ministro Henrique Neves da Silva, que aceitou o recurso, entendeu que alguns pontos do processo não ficaram claros. No entanto, o nome do prefeito e do vice ainda podem mudar após julgamento final do processo, que ainda não foi marcado.