A duplicação de 14,4 quilômetros da BR-277, entre Medianeira e Matelândia, no Oeste do Estado reduziu em 38,1% o número de acidentes naquele trecho. “A viagem está mais rápida, principalmente das 6h às 8h e das 11h30 às 14h, que eram os piores horários e mais perigosos. Essa obra resolveu o nosso problema, até para economia”, afirma o comerciante Ybanez de Quadro, de Medianeira.
A ampliação das pistas foi feita pelo Governo do Paraná, em parceria com a concessionária Ecocataras. “Esta grande obra era um pedido antigo da população da região e faz parte do programa de modernização do Anel de Integração, do Governo do Estado. Além de aumentar a competitividade do Paraná, oferece mais segurança aos motoristas”, diz o secretário estadual de Infraestrutura, José Richa Filho.
Além da duplicação (entre os quilômetros 660 e 674), foram construídas quatro trincheiras e alargado o viaduto no perímetro urbano de Medianeira. O investimento na obra foi de R$ 49,3 milhões. Uma parte da pista foi liberada em dezembro do ano passado e a outra, no início do segundo semestre deste ano.
REDUÇÃO
O número de acidentes na BR-277, entre Medianeira e Matelândia, diminuiu 38,1% após a entrega da duplicação. Os dados são da concessionária responsável pelo trecho, que compara janeiro a agosto de 2011, quando ocorreram 76 acidentes, ao mesmo período de 2013, com registro de 47. O número de vítimas caiu ainda mais, 77,8%, de cinco para uma.
Para o caminhoneiro Sebastião Hoissa que percorre o trecho frequentemente, além da diminuição dos acidentes, o fluxo dos veículos está mais rápido. “Antes tinha muita fila. Agora está bem melhor e ganho mais tempo”.
O taxista Luiz Roque Hartmann afirma que a rodovia melhorou 100%. “Moro nessa região há 59 anos e conheço tudo por aqui. Antes de duplicado, era um deus-nos-acuda. Muito buraco, muito movimento, bastantes filas. Hoje, vou a Foz do Iguaçu em 45 minutos, antes, levava uma hora e meia”.
OUTRA OBRA
Outra obra que será feita na região Oeste, em parceria do Governo do Paraná com a concessionária Ecocataratas, é entre os trechos de Matelândia e o acesso de Ramilândia e a duplicação da BR-277 na região urbana de Cascavel. A obra vai começar no primeiro trimestre de 2014.