22/08/2023



Educação

Rede estadual de ensino sobe duas posições no ranking do Enem

Os dados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) divulgados na terça-feira (26) mostram que alunos da rede estadual de educação do Paraná melhoraram o desempenho geral e passaram do 7.º para 5.º lugar no ranking na média geral no comparativo com os demais alunos das redes públicas estaduais do país. 

“Esse resultado mostra que investimentos em infraestrutra, valorização profissional e ações pedagógicas são retornos certos. Tenho convicção de que avançaremos ainda mais, pois a educação é nossa maior prioridade”, declarou o governador Beto Richa. 

Os dados divulgados pelo Inep (órgão do Ministério da Educação responsável pelo exame) são relativos às provas feitas em 2012, e foram avaliados por técnicos da Secretaria de Estado da Educação. A avaliação da secretaria leva em conta o desempenho geral de todas as escolas de ensino médio das redes públicas estaduais das unidades da federação. 

“Precisamos separar as redes, pois o que mais nos interessa são os resultados da rede pública, até para sabermos se melhoramos ou não nos desempenho geral”, explica a técnica da equipe Planejamento e Avaliação da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Kátia Prust. 

NOTAS

A média de proficiência dos alunos das escolas estaduais do Paraná nas provas objetivas do Enem (matemática, linguagens, ciências da natureza e ciências humanas) foi 487,95, um ponto a menos da obtida pela rede estadual do Rio de Janeiro (488,27). O estado de São Paulo teve o melhor desempenho entre as redes estaduais. 

“Não tenho dúvidas que essa melhoria é reflexo do esforço dos nossos profissionais e alunos e também dos investimentos que o governo vem depositando na educação paranaense. Melhoramos e vamos melhorar ainda mais”, destacou o secretário de estado da Educação e vice-governador, Flávio Arns. 

AVANÇOS

O secretário explicou que a hora-atividade do professor foi ampliada em 50%, em 2013, passando de quatro para seis aulas semanais. Com isso os professores têm mais tempo para preparar aulas, corrigir provas e planejar as atividades pedagógicas. 

A remuneração dos professores estaduais do Paraná foi outro grande avanço. Em menos de três anos, a categoria teve 50% de aumentos salariais e passou a ter uma política salarial superior à proposta federal. 

Nas ações pedagógicas, a gestão atual da Secretaria tem aumentado cada vez mais as atividades escolares de educação integral desde 2011 com mais atividades artísticas, culturais, esportivas e de iniciação científica que vão além do currículo regular. 

A partir de 2012, os alunos da rede estadual do Paraná passaram a ter uma aula semanal a mais nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática do Ensino Médio. 

AVALIAÇÃO

As provas do Sistema da Avaliação da Educação Básica do Paraná (Saep) estão sendo aplicadas desde o ano passado em toda a rede estadual de ensino. Com os resultados das avaliações, professores, diretores e pais de alunos podem trabalhar as dificuldades e os pontos fortes dos estudantes de modo específico, de acordo com a realidade de cada escola. 

Já foram contratados nesta gestão 17 mil novos profissionais da Educação já foram contratados. Outras 13 mil vagas para professores e pedagogos estão sendo disputadas em um novo Concurso Público, já em curso. Com a presença de profissionais concursados, com estabilidade, os alunos tem aulas com professores que passam mais tempo na mesma escola, desenvolvendo projetos e metodologias específicas para a comunidade escolar. 

O Paraná reduziu o número de alunos por turma, para garantir condições mais adequadas para a prática pedagógica nas escolas da rede estadual de ensino. A Secretaria de Estado da Educação fixou o número máximo de 25 a 30 alunos no 6.º e 7.º ano do ensino fundamental, e de 30 a 35 estudantes no 8.º e 9.º anos. No ensino médio, a proposta é ter no máximo entre 35 a 40 estudantes nas três séries. A implantação desta medida está sendo feita de forma gradativa até 2014. 

ESTRUTURA

A infraestrutura das escolas também está recebendo atenção especial do Governo. Estão sendo realizadas obras em estabelecimentos de ensino de todos os municípios do Paraná, desde reparos a grandes obras, construção de novas estruturas para escolas antigas e criação de escolas completamente novas, atendendo a demandas históricas da comunidade escolar. Com salas novas e confortáveis, com mobiliário renovado, os alunos se dedicam mais aos estudos, motivados pelo ambiente escolar. 

Outro grande investimento é na merenda escolar com maior participação da agricultura familiar. Em 2014, serão R$ 58 milhões para compra de alimentos cultivados por associações e cooperativas de pequenos produtores. Com uma alimentação mais saudável, os estudantes se desenvolvem melhor física e intelectualmente. 

Os recursos para o transporte escolar também foram ampliados 200% na gestão atual. Em 2013, os municípios receberam do Governo do Estado R$ 92 milhões, repassados em 10 parcelas mensais para o transporte de alunos, garantindo que eles cheguem em segurança e sem falta às escolas estaduais. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo