22/08/2023

Quem é quem no jogo!

Quanto mais estreita o prazo para as definições das candidaturas que serão homologadas nas convenções municipais partidárias para as eleições de 2014, mais se acirram as disputas internas e aumentam as especulações. Este blog tem sido alvo de vários analistas e há deduções para todos os gostos e interesses.

Nas hostes oposicionistas, por exemplo, liderada pela ex prefeito Fernando Carli há quem diga que ele mesmo será o candidato a deputado estadual, embora pessoas diretamente ligadas ao deputado Bernardo garanta que o filho é mais candidato do que nunca. O que emperraria uma candidatura à reeleição seria a ação que tramita em Brasília e que pode cassá-lo por abuso do econômico na eleição anterior. Caso contrário, poderá surgir uma dobradinha entre pai e filho. Bernardo ficaria em Curitiba e Carli seguiria a Brasília. Ainda há uma terceira hipótese em jogo: Bernardo seria poupado da eleição para se preparar para as eleições municipais. Nesse caso, o grupo Carlista tem os vereadores Elcio Melhem e Maria José Mandu Ribas como opções.

Pelo lado da situação o grupo que mantem o mando na Prefeitura e que desperta a maior curiosidade da população antenada no cenário político o nome do secretário de Governo Cezar Silvestri é o primeiro da lista se depender do prefeito Cesar Filho. Cezar, o pai, já fez pronunciamentos públicos dizendo que abandonará a carreira eletiva para curtir a vida e os netos. Mas o seu nome é tido como um dos únicos a ter consenso dentro do grupo, já que muitos são pré candidatos.  Para não dividir, Cezar pode ir para o sacrifício. Numa situação de irredutibilidade, Cristina, a mãe, seria uma boa opção. Para a esfera federal, se comenta que Edony Kluber, o presidente da Câmara de Vereadores, já tem as bênçãos do prefeito e do secretário de Estado e que nos próximos dias começará a percorrer os municípios da base para ser apresentado a prefeitos e vereadores aliados ao Grupo Silvestri. Correndo por fora temos os vereadores Germano Alves, Valdir Kukelcik; o ouvidor Claudio Andrade e em ascensão o reitor da Unicentro, Aldo Bona, hoje filiado ao PSD.

Pelo PT, o médico Antenor Gomes de Lima está com pé em Brasília caso seja candidato federal e se confirme o quadro exposto acima. Há grandes chances de uma dobradinha com o deputado estadual  Artagão Junior que é candidato à reeleição. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo