Os alunos do Colégio Sesi de Guarapuava se classificaram na regional Sul de um torneio mundial de robótica e passaram para a fase nacional. Os sete alunos participaram da fase primeira fase em Curitiba e se classificaram entre os 10 projetos que têm direito a participar da fase nacional (Leia aqui sobre a fase regional do torneio). Os alunos Tulio Hecavei, Brendha Garstka, Daniele Delgado, Thomas Nichay Ferreira, Bruno Kartoski Ortiz, Alex Ricardo Peterlini Jr, Thiago Sak e o professor Pablo Auda irão representar Guarapuava em Brasília entre os dias 21 e 23 de fevereiro de 2014. Na primeira fase, 35 escolas disputaram a possibilidade de continuar na competição
De acordo com o professor Pablo Auda, os alunos irão utilizar o mesmo projeto da primeira fase na sequencia do torneio. “Eles irão apenas afinar o projeto, pois agora a disputa é mais rigorosa. Mas eles estão dedicados e com muita disposição de seguir na cometição. Após Brasília, os organizadores irão divulgar a data e o País onde será a final mundial”, explica o professor.
O PROJETO
O trabalho dos alunos do Sesi consiste em um sistema de alerta de enchentes. Instalado no leito dos rios, nas proximidades dos pontos que sofrem alagamentos, o sinalizador vai emitindo informações sobre o volume de água no rio. Ao chegar em um nível crítico, alertando para a enchente, um sinal sonoro é emitido aos bombeiros ou defesa civil, que podem evacuar as áreas de risco.
Além disso, os alunos estão coletando assinaturas para uma emenda a uma Lei Municipal que proíbe a construção de casas nas proximidades dos rios que apresentam pontos de alagamento. Após concluída a coleta de assinaturas, a proposta de emenda será encaminhada aos vereadores guarapuavanos.