22/08/2023


Geral

Termina segunda feira (16) parcelamento especial de tributos

Mais de R$ 118,5 milhões em débitos de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e em Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doações (ITCMD) foram renegociados, de 2 a 11 de dezembro. Renegociação pode ser feita até segunda-feira (16), com mais prazo e menos honorários advocatícios. 

Parte desse valor – R$ 28,7 milhões – foi resultado de acordos realizados no Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania 2.º Grau, durante a Semana Nacional de Conciliação, evento organizado pelo Conselho Nacional de Justiça, que tem no Paraná a parceria entre Procuradoria Geral do Estado, Secretaria de Estado da Fazenda e Tribunal de Justiça. 

A Lei 17.772 possibilita que, até segunda-feira (16), os débitos de ICMS possam ser divididos em 84 parcelas. Após essa data, o prazo volta a ser de 60 vezes. Para o ITCMD, a ampliação é de 20 para 36 parcelas. A lei também prevê a redução de incidência de honorários advocatícios para 5% sobre o valor total consolidado em execução fiscal e a dispensa de garantia para o parcelamento. Ficam mantidas as multas e demais acréscimos legais. O acordo será revogado caso o devedor não pague a primeira parcela ou deixe de pagar três, consecutivas ou não. 

“Os contribuintes têm a oportunidade de regularizar sua situação fiscal, evitando o prosseguimento de execuções, com penhora de bens e outras medidas constritivas”, alertou a procuradora-geral do Estado, Marisa Zandonai. O parcelamento poderá ser feito diretamente na sede da Procuradoria Geral do Estado, na Rua Paula Gomes, 145, Centro de Curitiba. No interior, os contribuintes podem procurar as procuradorias regionais. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo