22/08/2023
Cotidiano

712 famílias terão terrenos regularizados em Guarapuava

O Ministério das Cidades anunciou que Guarapuava irá receber R$ 350 mil para a implementação de medidas técnicas, administrativas e jurídicas necessárias à efetivação da regularização fundiária de assentamentos irregulares urbanos. Serão beneficiadas 712 famílias que atualmente moram nos núcleos habitacionais Xarquinho III e São Cristovão II; nos anexos ao Jardim Adolpho Lanzini e ao Planalto Verde; e no Loteamento Municipal Palmeirinha (Jardim da Luz).

 Antes mesmo da aprovação do projeto pelo Ministério das Cidades, a Prefeitura de Guarapuava trabalha para melhorar a qualidade de famílias que moram em loteamentos não registrados. Desde o início da atual administração municipal, com recursos próprios, a Secretaria de Habitação e Urbanismo vem promovendo a regularização nos núcleos habitacionais do Alto Xarquinho I e II, no bairro Industrial, o que beneficiará mais de 300 famílias. “Essa é uma questão que vamos trabalhar para resolver em Guarapuava. Não podemos permitir que centenas de famílias sejam prejudicadas pela falta, nos últimos anos, de política municipal de regularização fundiária. Vamos assegurar o direito à moradia digna e à segurança jurídica da posse”, destaca o prefeito Cesar Silvestri Filho.

 Segundo o secretário de Habitação e Urbanismo, Flávio Alexandre, os recursos vão beneficiar famílias em diversos bairros da cidade: Industrial, São Cristovão, Santa Cruz e Conradinho, além do Distrito da Palmeirinha. Entre os municípios paranaenses inscritos, apenas cinco foram contemplados, entre eles, Guarapuava. A elaboração do projeto teve o apoio e acompanhamento da Secretaria de Planejamento.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.