22/08/2023
Geral

Richa nomeia mais 167 profissionais para universidades

Desde janeiro, foram nomeados 324 docentes e 193 agentes universitários, selecionados em concursos públicos. Os 167 nomeados já tem toda a documentação e exames médicos regularizados e devem tomar posse em janeiro, para assumir as aulas e funções técnico-administrativas no início do ano letivo de 2014. 

O governador Beto Richa nomeou, quarta-feira (18), 95 professores e 72 agentes universitários para as universidades estaduais. Os 167 servidores aprovados em concursos públicos vão atender às necessidades de diversos setores das instituições. 

“A nomeação destes profissionais vai proporcionar melhoria de atendimento e avanço da qualidade nas atividades de ensino, pesquisa e extensão nas universidades do Paraná”, disse o governador. Desde janeiro de 2013, foram nomeados 324 docentes e 193 agentes universitários, selecionados em concursos públicos. 

A reconstituição do quadro de profissionais é um compromisso assumido pelo Governo do Estado com os reitores em 2012. “Precisamos destacar o empenho do governador Beto Richa no atendimento às reivindicações das universidades em manter a reposição de servidores”, afirmou o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes. 

Os decretos de nomeação contemplam 28 docentes e um agente universitário para a Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste) ; 22 docentes e cinco agentes universitários para a Unespar (Universidade Estadual do Paraná); 19 docentes e 14 agentes universitários para a UEM (Universidade Estadual de Maringá); 16 docentes e 41 agentes universitários para a UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa); seis docentes e dez agentes universitários para a UEL (Universidade Estadual de Londrina); quatro docentes para a Unioeste; e um agente universitário para a UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná). 

Os nomeados já tem toda a documentação e exames médicos regularizados e devem tomar posse em janeiro, para assumir as aulas e funções técnico-administrativas no início do ano letivo de 2014. 

CONQUISTAS

Outro grande avanço no ensino superior está no atendimento à política de recomposição salarial. Em novembro, os professores receberam a segunda parcela de 7,14% (retroativo a outubro) da recomposição salarial de 31,73% para o quadro docente. As demais parcelas serão repassadas em 2014 e 2015. 

Os agentes universitários conquistaram avanços significativos na reformulação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). Obtiveram garantia da nova tabela salarial aprovada pela categoria, com implantação em janeiro de 2013; preservação da situação funcional de cada servidor; fixação por cargos nas universidades e hospitais universitários e não mais por classes; e a não exigência do prazo de sete anos para a primeira promoção aos servidores em estágio probatório. 

“O governo sempre esteve aberto ao diálogo, mostrando-se sensível às reivindicações de professores e agentes universitários”, afirma o secretário João Carlos. As conquistas, segundo ele, resultaram de processos de negociação que envolveram os reitores, sindicatos das categorias de docentes e agentes universitários, e Governo do Estado. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.