22/08/2023

A gente de Guarapuava e seus encantos

imagem-64478

Para quem nasceu em Guarapuava e já não mora mais aqui, a impressão é que há algo profundamente diferente na cidade. E sinto que isso ocorreu com mais rapidez nos últimos 8 meses. O trânsito confuso já vem de longas datas, e é bem verdade que a bagunça aumentou, por conta dos acidentes na área central. Mas também existe um lado humano mais aguçado, o setor cultural mais vibrante, talvez até para compensar o lado "frio" da matéria, a mistura de ferro e concreto que vai alcançando as alturas com novos edifícios, a correria frenética do povo no dia a dia.

É a sensação de algo precisa ser feito nesse perímetro central, um desafio não muito fácil considerando que o centro de Guarapuava foi idealizado há pelo menos 180 anos, pelo padre Francisco das Chagas Lima, o Padre Chagas. A cidade cresceu sem aquela visão futurista, meio que com uns remendos aqui, outro lá, para tentar se amoldar ao crescimento natural. 

Pois bem, o que impele neste momento é escrever sobre as pessoas de Guarapuava. Chamou-me atenção três fatos em particular. O primeiro foi ser agraciado com uma sessão de "Beatles" pelo Marcos Bebici e seus filhos Gabriel (15) e Luíza (11) no "London Pub", num cantinho pra lá de intimista ao ar livre (na foto). Na mesma noite, ouvi a premiada Banda Municipal de Guarapuava tocar "Maria Maria" de Milton Nascimento e uma experiência bem-sucedida de acompanhar o bailado das "Águas Encantadas" no Natal dos Anjos no distrito de Palmeirinha. 

Para completar, fiquei sabendo de uma iniciativa do jornalista Mauro Biazi que merece aplausos. Segundo consta, ele está organizando um encontro nos fins de tarde no Parque do Lago, para apreciar o por do sol ao sol de saxofone. Em João Pessoa (PB), milhares de turistas lotam a Praia do Jacaré para se despedir do dia ao som de Bolero de Ravel. O Parque do Lago é o palco ideal para encontros culturais; o por do sol é um presente de Deus, que está aí para ser curtido. 

Os locais públicos foram feitos para isso, para serem tomados pelo público. Seja bem-vinda Guarapuava a esse novo tempo, que perdure bastante e se amplie cada vez mais. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.