22/08/2023


Geral

Clientes retornam as lojas para efetuar trocas de presentes de natal

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Um grande número de pessoas aproveitou esta quinta e sexta (26 e 27) para trocar os presentes de natal. A empresária Janaína Andrade se deslocou até até uma Papelaria no centro da cidade para trocar um estojo de pintura que a filha Vanessa ganhou duplicado. “A tia e a madrinha que mora em São Paulo coincidentemente tiveram a mesma idéia, portanto o ideal é trocarmos por algo que ela ainda não tenha”.

 

Para a maioria dos comerciantes é normal as trocas logo após o natal e os funcionários são instruídos para tratar o fato com naturalidade e ajudar na escolha do outro artigo. Normalmente algumas empresas tem prazo de troca prédefinidos.

 

Caso os produtos trocados não tenham o mesmo valor, é necessário que a diferença seja compensada pelo cliente. "Se o produto novo for mais caro que o anterior, o cliente paga a diferença. Caso seja mais barato, pedimos para que ele compre algo para completar o valor e fechar a compra", diz Gerard Hamas, gerente de uma loja de roupas em Guarapuava.

 

Para a gerente de uma loja de calçados, que preferiu não se identificar, o momento da troca é uma oportunidade de realizar novas vendas. "O cliente nunca faz só a troca, é muito difícil. Ele sempre acaba comprando um produto a mais ou então tem que pagar a diferença. Por isso, o dia 26 é considerado um dia muito bom para venda", explica.

 

Para ela, é sempre útil que o cliente, no momento da troca, traga algum comprovante de venda. Mas ressalta que é muito difícil que um cliente não consiga efetuar a troca de presente, mesmo com a falta de um comprovante. "Quando as pessoas costumam comprar os presente, já pedem a etiqueta de troca, para não causar transtorno caso seja necessário. Mesmo que não tenha, nós procuramos facilitar a vida do cliente. Procuramos uma segunda via do cupom fiscal ou algum tipo de comprovação no sistema da loja, dificilmente não conseguimos trocar".

Cristina Esteche

Jornalista

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