O governo iraniano decidiu suspender o embargo à carne bovina produzida no Paraná. De acordo com nota do governo estadual, o embargo do Irã à produção paranaense existia desde que foi confirmada a existência de um potencial causador do Mal da Vaca Louca, em um animal que morreu em 2010. Naquele ano, o país do Oriente Médio decidiu parar as importações que provinham do Paraná.
As negociações com o governo iraniano para a retomada das exportações começaram ainda em 2013 e foram intensificadas durante 3ª Conferência Internacional da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
Para o governo do Paraná, a retomada nas exportações para o Irã representa uma demonstração de que o estado possui um controle sanitário eficiente.
Atualmente, Hong Kong é o principal destino da carne bovina produzida no Paraná. Em seguida, aparecem como maiores mercados consumidores a Rússia e a Comunidade Europeia. O governo paranaense informa ainda que negocia a entrada da carne produzida no estado com países como Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos.
Fonte: G1