22/08/2023
Esportes

Cristiano Ronaldo é eleito o melhor jogador do mundo

Em um ano que colocou muitas bolas no fundo da rede, faltava apenas uma bola para coroar o ano de Cristiano Ronaldo: uma bola dourada. E ela foi entregue a ele nesta segunda feira (13), em Zurique (Suíça), na cerimônia do prêmio Fifa Bola de Ouro. Cristiano Ronaldo volta a ser o melhor jogador do mundo, repetindo feito alcançado em 2008 e quebrando a hegemonia do rival Lionel Messi, dono do posto por quatro anos consecutivos.

Se faltaram títulos no ano, gols sobraram: o português do Real Madrid terminou a temporada passada com 69 gols marcados pelo Real Madrid e pela seleção portuguesa. Nenhum jogador marcou tantas vezes em 2013 quanto ele. Na semana passada, chegou aos 400 gols em sua carreira, após marcar duas vezes contra o Celta de Vigo, pelo Campeonato Espanhol.

Além de goleador, Ronaldo foi crucial para garantir Portugal na Copa do Mundo, marcando os quatro gols de seu país na repescagem das eliminatórias europeias, com atuação destacada nas duas partidas decisivas. Terminou como vice-artilheiro do Espanhol do ano passado, com 34 gols, atrás de Messi, que marcou 45.

Desde 2011, o prêmio de melhor jogador do mundo concedido pela Fifa foi unificado com a tradicional honraria Bola de Ouro, concedido pela revista francesa France Football, dando origem ao prêmio Fifa Bola de Ouro. Um comitê da Fifa e um grupo de jornalistas da France Football formularam e divulgaram, em outubro, uma lista preliminar com 23 candidatos e candidatas ao prêmio de craque da temporada. Na relação masculina, chegaram a figurar os brasileiros Neymar e Thiago Silva.

Na fase seguinte, participaram 209 jornalistas, 209 capitães de seleções e 209 técnicos de times nacionais, que votaram em seus favoritos tanto entre os homens quanto entre as mulheres. Os três finalistas, que somaram o maior número de votos, foram anunciados em dezembro passado.

 

Fonte: Agência Brasil

 

 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.